Últimas notícias:

Loading...

10 dicas para economizar combustível e rodar mais

Preços e informações apuradas em 22/03/18 e sujeitas a mudança sem aviso prévio.

Por: Redação

Já faz algum tempo que o Brasil passa por uma instabilidade política e econômica. Um cenário de crise que chega ao bolso do consumidor, principalmente quando o assunto é combustível. Para piorar, com a recente greve dos caminhoneiros, o litro da gasolina bateu a casa dos R$9,90 e muita gente acabou deixando seus carros na garagem ou iriam fechar o mês no vermelho.

Athus Formiga, CEO da 123carros, startup de compra e venda de veículos seminovos, esclarece que uma alternativa para fugir destes gastos é pensar no consumo do carro antes da compra. “Hoje temos no mercado brasileiro veículos que chegam a fazer 18km por litro. Isso representa uma economia significativa no gasto total que se tem com o automóvel”, explica.

Mas para quem não vai trocar de carro tão cedo, existem outras formas de dirigir sem gastar muito com etanol ou gasolina. Para isso, separamos 10 dicas sobre como rodar mais e economizar combustível. Confira e vem economizar:

1) Desacelere!

A velocidade interfere bastante na economia do carro. Acima de 90km/h o consumo aumenta consideravelmente. Uma opção é usar o modo piloto automático, para evitar gastos desnecessários. Mas se seu veículo não tem essa função, a saída é ficar de olho no painel para não passar do limite.

2) Desligue o ar-condicionado

Andar com o ar-condicionado desligado pode resultar em uma economia de até 10% de combustível. Mas depende. Na cidade, como a velocidade é reduzida, é ideal manter o ar-condicionado desligado e o vidro aberto. Ligá-lo só se realmente for muito necessário. Na estrada é o contrário, se você estiver com o vidro aberto terá de acelerar muito, então é melhor vidro fechado e ar-condicionado ligado.

3) Evite parar no semáforo

Calma, não estamos incentivando você a infringir as leis de trânsito. Se enquanto você estiver dirigindo na cidade, e lá na frente você ver o sinal vermelho, tire o pé e tente esperar o farol abrir com o carro rolando. Isso vai representar uma enorme economia de combustível. Isto porque, se você acelera, troca de marcha, freia e depois dá partida novamente é gasto muito combustível. É como um avião que gasta toneladas de combustível para poder levantar voo com aquele peso.

4) Esqueça os pequenos trajetos de carro

O “pior” momento do carro é sair da inércia, ou seja quando ele está parado, você dá a partida e para aquecer o motor muito combustível é gasto. Por isso, fazer pequenos trajetos está fora de cogitação se você quer economizar. Evite ao máximo ligar e desligar o motor várias vezes.

Crédito: Getty ImagesPara gastar menos combustível evite fazer pequenos trajetos 

5) Não deixe em ponto morto

Andar com o carro em ponto morto, em uma descida ou no impulso, gasta mais combustível do que se o veículo estiver engrenado. Isso acontece porque o sistema de injeção interpreta que o carro está em marcha lenta, o que gera mais consumo de combustível. Porém essa dica não é válida para carros carburados.

6) Calibre os pneus

A eficiência dos pneus interfere muito no gasto de combustível. Por isso, é importante checar pelo menos uma vez por semana a calibragem de cada um. Caso os pneus do seu veículo estejam desgastados, é interessante trocá-los, até por questões de segurança.

7) Encha o tanque apenas o suficiente

Com a falta de combustível muita gente encheu o tanque “até o talo”, mas isso é errado. Porque ao fazer isso, boa parte do combustível vai ser jogada fora. Isso faz com que seja danificada uma peça que é um filtro de carvão ativado. É importante abastecer até o clique da bomba de combustível, essa é a quantidade certa.

8) Marcha lenta

Em um veículo manual, tente mudar as marchas antes de chegar a uma rotação alta do motor (2.500 rpm é o ideal para a troca). Assim, o sistema de injeção fica mais eficiente em relação ao consumo de combustível. Já os carros automáticos farão a troca de marcha com mais economia se não forem muito forçados na hora da partida.

9) Abasteça em um posto de confiança

No Brasil, infelizmente, é comum postos serem interditados por adulteração de combustível. Portanto, abastecer em postos que você sabe que são de confiança faz toda a diferença no rendimento da sua gasolina.

10) Faça a manutenção do carro

É imprescindível ficar de olho no funcionamento do seu carro. Faça manutenção regularmente. Se o motor estiver mal regulado, ele pode gastar mais combustível do que o normal. Óleo, filtros de ar sujo e velas gastas também podem causar aumento no gasto. Veja mais informações neste link.

Fontes: 123carrosMega Curioso e programa Mais Você exibido em 30 de maio.


Fica a dica: lembre-se de calcular o frete para avaliar se o desconto está realmente valendo a pena, e de conferir se as ofertas estão mais baratas do que em outras lojas usando o Melhor Preço.


  • Leia também

Compartilhe:

Tags:#Barato