Serviços de assinatura promovem uso compartilhado de roupas

Informar

10 ferramentas gratuitas para cuidar das suas finanças pessoais

Aprenda a cuidar melhor do seu dinheiro e melhore sua saúde financeira

Por: Redação | Comunicar erro

Aplicativos, sites, canais no YouTube e cursos online são recursos que você pode e deve utilizar para aprender a cuidar melhor do seu dinheiro. Você já tem um controle financeiro? Ótimo! Mas acredite, sempre há coisas novas para aprender e fazer sua grana render.

Por meio dessas ferramentas você consegue organizar suas finanças, aprender a controlar seu orçamento pessoal e familiar, sair do vermelho e entender sobre investimentos, para num futuro muito próximo fazer seu dinheiro trabalhar por você. Já imaginou? Confira 10 opções gratuitas para controlar as finanças.

1) Me poupe

Para transformar o comportamento do consumo do brasileiro e ensinar aos jovens sobre educação financeira, a jornalista Nathalia Arcuri se especializou no tema e passou a ensinar sobre finanças de forma descontraída em seu canal do YouTube. No Me Poupe ela dá dicas e orienta sobre investimentos, aposentadoria, juros compostos, entre outros temas.

2) Guia Bolso

Mais de 4 milhões de pessoas usam o aplicativo para fazer o controle de suas finanças pessoais. O Guia Bolso organiza de forma automática todas as transações feitas com o cartão de crédito e débito em categorias, assim você consegue saber onde está gastando seu dinheiro. Oferece também a opção de consultar se há pendências financeiras no seu CPF e te ajuda a criar uma meta e conquistá-la. Ele pode ser usado pelo computador ou smartphone.

3) Calculadora do Cidadão

O Banco Central do Brasil disponibiliza online a Calculadora do Cidadão que a partir de informações reais fornecidas pelo usuário ajuda o consumidor nas contas do dia a dia.

O aplicativo disponível gratuitamente para Android, iOS e Windows Phone ajuda a resolver questões como:

– Quais as vantagens e desvantagens de comprar parcelado ou à vista?
– Para guardar dinheiro é melhor a poupança ou ter uma aplicação?
– Que transação compensa mais em relação ao juros?

Ferramentas online são ótimas aliadas na hora de fazer o controle das finanças pessoais

4) Finanças pessoais – Financeiro

Com o aplicativo disponível para Android você pode registrar seus gastos diários e contas a pagar. Ele conta também com a funcionalidade de “filtrar”, que funciona para análise de vários meses. Além disso, o app apresenta relatórios para o acompanhamento de onde você usa o seu dinheiro.

A Universidade de São Paulo (USP) oferece um curso online gratuito de Economia Monetária, ministrado pelo economista e ex-ministro do Planejamento, João Sayad. Com uma carga horária de 35 horas o conteúdo trata de temas como indexação na economia brasileira, inflação e desemprego, oferta de moeda, entre outros.

6) Finanças Femininas 

Criado em 2012 o site traz informações para promover o empoderamento feminino através da educação financeira. Hoje é o maior site do Brasil que fala sobre finanças somente com mulheres. Seu conteúdo ensina a poupar, investir, economizar e tem o objetivo de ajudar as mulheres a serem mais independentes.

 7) Dinheirama

O site conta com temas sobre educação financeira, empreendedorismo, carreira e sustentabilidade. Seu intuito é fornecer informação com uma linguagem simples e didática para que o público saiba lidar melhor com o dinheiro.

8) Orçamento fácil – Gerente de despesas

Disponível gratuitamente para Android o aplicativo permite que você organize suas finanças por categorias e as informações podem ser visualizadas por meio de gráficos ou de um calendário. Você pode gerenciar inclusive contas de até 90 moedas diferentes.

9) UOL Economia Finanças Pessoais

Especialistas reconhecidos comentam neste canal sobre finanças pessoais de forma abrangente. Dentre os assuntos estão a forma de investir, como quitar as dívidas, assuntos relacionados ao FGTS, aposentadoria, entre outros temas. Ele conta com calculadoras e testes sobre finanças.

10) Finance

Disponível para iOS o aplicativo de gestão financeira oferece conexão com as contas bancárias. Você também pode controlar os gastos tirando fotos dos comprovantes. Além disso, ele possui funcionalidades como fluxo de caixa, quanto posso gastar, qual a melhor opção: parcelado ou à vista.

Ele oferece ainda uma lista de compras que conta com três opções: compras do dia a dia (para que você anote o que precisa e gaste somente o necessário); compras de médio prazo (para móveis, reformas) e sonhos (para viagens, veículos e imóveis).

Cadastre-se aqui e fique por dentro das melhores dicas do Catraca Livre.

Os 5 piores hábitos que te impedem de guardar dinheiro

Compartilhe: