3 palestras do TED para mudar seu pensamento sobre o dinheiro

Se você já tentou de tudo para chegar ao sucesso financeiro, mas ainda não atingiu a meta que deseja, pode experimentar mudar a sua visão sobre o dinheiro. Guardar, organizar o orçamento ou criar uma carteira de investimentos podem não ser as únicas soluções possíveis. Algumas palestras do TED ajudam a refletir e mostram um novo olhar sobre o tema, diferente de tudo o que você provavelmente já viu até hoje.

TED é uma organização sem fins lucrativos dedicada a “ideias que merecem ser compartilhadas”. A primeira conferência aconteceu há 26 anos, na Califórnia (EUA), e desde então vem crescendo para apoiar ideias que mudam o mundo por meio múltiplas iniciativas. Em uma conferência, pensadores e realizadores são convidados a dar a melhor palestra de suas vidas em até 18 minutos. No site TED.com, são postados vídeos com novos conteúdos diariamente.

Confira a seguir três palestras do TED de especialistas em economia comportamental e psicologia financeira sobre o mundo das finanças. As conferências são concedidas em inglês, mas para habilitar as legendas em português nos vídeos, basta clicar no ícone “Detalhes/ Legendas” e escolher “Português (Brasil)”.

Um mundo melhor após a crise

Geoff Mulgan é diretor do centro de inovação social Young Foundation e realizou essa palestra logo após a crise financeira de 2008 nos Estados Unidos. Ele defende que a recessão traz oportunidades que devemos aproveitar, e que é na crise que percebemos as falhas de cada sistema econômico. Para Mullgan, o desgaste do modelo mostra que o momento é apropriado para investir em capital social e economia colaborativa. Mesmo passados cerca de seis anos, a conferência continua super atual, vale a pena assistir.

A economia de amanhã

O economista Shlomo Benartz usa metáforas para explicar porque chegamos à velhice sem ter investido o suficiente para o período da aposentadoria. Ele usa exemplos curiosos, como o instinto que herdamos de nossos colegas primatas, como a aversão à perda: por que os macacos ficam satisfeitos se ganham apenas uma banana, mas ficam nervosos se ganham duas e uma é confiscada? Para o economista, a solução para o problema é mais simples do que parece. “Precisamos colocar a economia de amanhã no piloto automático”, defende.

Dinheiro compra felicidade?

Em sua apresentação no TED, o cientista social Michael Norton defende que o dinheiro só não nos traz felicidade quando somos egoístas em relação a ele. O pesquisador sugere que nossa felicidade aumenta à medida que gastamos mais em benefício de outras pessoas, ou até se doamos. Ele ainda explica como realizou um experimento com estudantes universitários que comprova sua teoria.

Compartilhe:

1 / 8
1
03:18
Como economizar dinheiro usando o celular #CatracaLivreEconomize
Sabia que dá para ganhar dinheiro compartilhando os códigos de descontos oferecidos por aplicativos como uber eats, ifood, 99 e …
2
02:02
Como fazer uma casa para o seu pet com uma lata usada #CatracaLivreEconomize
Aprenda como reciclar uma lata de tinta vazia para criar uma linda casa personalizada para o seu pet. Tudo o que …
3
34s
Padarias 24h em São Paulo
Se bateu aquela fome na madrugada, não se preocupe. Várias padarias funcionam 24h por dia em São Paulo.
4
01:40
Dicas para você gastar menos no supermercado
Dicas simples para colocar em prática na próxima ida ao supermercado.
5
01:34
5 passos para economizar no casamento
Um casamento é, provavelmente, a festa mais cara que possamos fazer durante a vida. Mas tem como fazer um evento …
6
02:02
9 hábitos de economia para você adotar no dia a dia
Selecionamos nove dicas simples que, se fizerem parte do seu dia a dia, vão garantir uma boa economia no final …
7
03:00
Veja como juntar R$ 6.890 em 52 semanas
Sim, é possível juntar quase 7 mil reais em 52 semanas; só precisa de planejamento e disciplina!
8
01:37
5 gastos que você pode cortar no dia a dia
Veja cinco gastos desnecessários na sua rotina que podem fazer diferença no fim do mês.