5 livros sobre histórias de sucesso de empreendedores brasileiros

Por: marianapastore

Para entrar no mundo dos negócios, alguns empreendedores buscam inspiração na literatura. As histórias contadas nos livros podem ser uma alternativa para aprender conceitos teóricos básicos muito importantes. Selecionamos cinco histórias de sucesso de empresários brasileiros para dar um empurrãozinho naqueles que sonham em abrir seu próprio negócio:

“Sonho Grande”, de Cristiane Correa (editora Primeira Pessoa)

O livro retrata os bastidores da trajetória de Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira desde a fundação do banco Garantia, nos anos 70. Os empresários compraram três marcas americanas conhecidas globalmente (Budweiser, Heinz e Burger King) e ganharam projeção no cenário mundial. A fórmula de gestão desenvolvida por eles é baseada em simplicidade, meritocracia e incessante busca por redução de custos.

“Carlos Wizard: Sonhos Não Têm Limites”, de Ignácio de Loyola Brandão (editora Gente)

Obra conta a trajetória do professor que se tornou um dos maiores empreendedores do Brasil. Filho de um caminhoneiro, ele lançou um método revolucionário para aprender inglês em 24 horas e tornou-se presidente do Grupo Multi Educação, ensino de idiomas e profissionalizantes com cerca de 3.000 escolas pelo Brasil. Hoje é um milionário de sucesso que não esqueceu suas origens.

“O Florista da Web”, de Débora Rubin (editora Matrix)

Já esse livro conta a história de Clóvis Souza, fundador da Giuliana Flores, maior vendedor de flores pela internet e um dos pioneiros do e-commerce brasileiro. O modo de trabalhar e as ideias do empresário podem servir de inspiração para outros executivos, estudantes de diferentes áreas ou qualquer pessoa que tenha ambições profissionais.

“Uma trufa… e 1.000 lojas depois”, de Alexandre Tadeu da Costa (editora Alaúde)

Nesse livro, o dono da Cacau Show revela qual é sua receita de sucesso. Ele tinha 17 anos quando fabricou as primeiras trufas e os primeiros ovos de Páscoa, e hoje está à frente da maior rede de chocolates do mundo em número de lojas. Para ele, dois ingredientes são fundamentais para o sucesso: valorização das pessoas e muita paixão.

“Chilli Beans: E Se Colocar Pimenta?”, de Caito Maia e Rodolfo Araújo (editora Campus)

A obra faz uma análise teórica fundamentada em diversas referências que explicam o sucesso da trajetória da marca de óculos escuros e acessórios. O leitor também vai conhecer as origens da Chilli Beans por meio da formação da personalidade dos nomes que iniciaram a história da marca.