Informar

5 vezes que você desperdiçou dinheiro sem perceber

Texto escrito por Ana Claudia Inez e publicado no Superela

Se você já se assustou com a fatura do cartão de crédito ou se surpreendeu com quanto gastou com aplicativos de transporte no fim de semana, este artigo é para você.

Quem nunca ficou sem entender como o dinheiro sumiu antes do fim do mês?

Todas nós já vivemos situações iguais ou bem parecidas com essas aí de cima. O problema não é dar um ou outro escorregão nas finanças. O ruim é quando acabamos repetindo esses mesmos hábitos negativos ou, pior ainda, continuamos metendo os pés pelas mãos sem nem perceber.

Aí, meu bem, a coisa desanda mesmo. Pode parecer pequeno aquele gasto com o chocolatinho todo dia depois do almoço ou a promoção no supermercado “leve 1 pague 3”, que na verdade você não precisava de nenhum. Mas no fim das contas isso pode pesar no orçamento muito mais do que a gente imagina.

Já parou para pensar como você pode economizar sem abrir mão do que gosta? Ou quer valorizar seu dinheiro e aplicá-lo nas coisas que realmente valem a pena? Veja, então, cinco situações em que você pode estar desperdiçando seu rico dinheirinho e às vezes nem se dá conta.

1. Pagou contas com atraso

Você pode pagar minhas contas?

Há dias em que tem tanta coisa para fazer que a gente chega a se esquecer de comer. Que dirá então pagar alguns boletos. Pode parecer inofensivo deixar para quitar tudo amanhã, mas já parou para pensar em quanto dinheiro já gastou pagando multas por atraso?

Aquele R$2 de multa pode parecer pouca coisa agora, mas em um ano já vira R$24. É basicamente um ingresso no cinema ou algumas cervejas que você vai deixar de curtir porque se esqueceu de pagar uma conta em dia.

Agora pense no tamanho da multa cobrada por empresas de cartão de crédito ou do cheque especial. Um diazinho sequer que você deixa escapar tem grandes chances de virar uma dor de cabeça daquelas no futuro.

Se você é esquecida e acaba vivendo isso com frequência, sugiro que coloque as contas em débito automático. Assim, você não vai deixar passar nada, mesmo se estiver em um dia bem corrido. Seu bolso com certeza agradece.

2. Não pesquisou antes de comprar

3-Desperdiçou comida

4- Pagou por serviços que não usa

5-Acreditou em receitas milagrosas

Leia a descrição de cada uma dessas situações no Superela

  • Leia também:

Veja 6 aplicativos para quem precisa economizar na crise

Compartilhe: