Cinco perguntas para o empreendedor em tempos de crise

Empreendedor em tempos de crise

Em épocas de vacas magras, pouco lucro e dívidas crescentes, todo empreendedor se pergunta se vale à pena continuar dando murro em ponta de faca. E, principalmente, se está preparado para sair da enrascada. Logo, as respostas para as perguntas abaixo são importantes para tomada de decisões:

  1. É possível sair dessa enrascada?

Se a sua resposta for positiva, apesar dos balancetes e do saldo negativo no banco, significa que você ainda confia na possibilidade de ajustar a parte da empresa que as dívidas não levaram e voltar a criar valor para novos clientes.

  1. Tenho a calma necessária para desenhar uma saída?

Se você consegue se manter na crise sem culpar o mundo, é possível que tenha uma reserva emocional suficiente para resistir à tormenta e suportar a travessia.

  1. Estou preparado para o fracasso?

Construir uma empresa é acreditar também no próprio sucesso. Quando falhamos, é importante saber se estamos preparados para o fracasso e para abrir mão do carro, dos restaurantes, dos pequenos mimos.

  1. Você divide o fracasso com os amigos?

O sucesso é ótimo. O fracasso é péssimo. É importante ter a coragem de dividir a realidade com os amigos mais chegados. Exercitar esse distanciamento do sucesso e do fracasso e observar as lições aprendidas para reconstruir uma empresa mais forte é fundamental.

  1. O que você fará diferente ao superar a atual enrascada?

Se no seu dia a dia turbulento, sem grana, sem amigos, sem sossego, você ainda arrumar um tempinho para refletir sobre o futuro e encaixar estratégias nunca antes adotadas na sua empresa até aqui, significa que tem reservas espirituais que o ajudarão a manter sua empresa viva.

Via Uol Economia