Como comprar barato online: descubra 9 dicas infalíveis

Listamos algumas dicas para você não cair em enrascadas e ainda economizar na internet

A internet é MARAVILHOSA para quem quer comprar qualquer coisa, de viagens a eletrônicos, produtos para pets, alimentos e até medicamentos. No entanto, é preciso ficar ligadx para não cair no conto do vigário e acabar pagando bem mais caro.

Para te ajudar a encontrar os melhores preços nas compras online, a Catraca Livre preparou 9 dicas importantes. Se liga só! ;)

A Catraca Livre preparou algumas dicas para te ajudar a economizar nas compras online e fugir de enrascadas
Crédito: iStock | PeopleImagesA Catraca Livre preparou algumas dicas para te ajudar a economizar nas compras online e fugir de enrascadas
  • 1. Compare preços

    Os preços na internet podem variar tanto de um site para outro que, se você perde uma oferta, pode acabar pagando até o dobro pelo mesmo produto. Por isso, é importante usar ferramentas que comparam valores em diferentes sites.

    O próprio Google Shopping é um mecanismo eficiente. Quando você pesquisa um produto no Google, o histórico de sua busca fica salvo nos dados de navegação. Algumas lojas podem usar essa informação para te oferecer ofertas, que aparecem em destaque na sua pesquisa.

    Outros sites que comparam preços são Zoom, Buscapé, Bondfaro e JáCotei. Algumas dessas páginas também mostram a evolução do valor dos produtos ao longo dos últimos meses, o que pode ser útil para saber se este é o melhor momento para fazer sua compra.

  • 2. Busque cupons de desconto

    Uma prática que tem crescido bastante entre as lojas é oferecer cupons de desconto por meio de sites como a Cuponeria, Cuponomia e Pega Desconto. Há, ainda, programas de benefício cashback, como o Méliuz e o AME, que devolvem uma pequena porcentagem do dinheiro que você gastou ao comprar produtos cadastrados.

  • 3. Janela privativa ;)

    Crédito: reprodução - FirefoxLegenda: A navegação privativa, ou anônima, é um mecanismo para evitar que seu navegador registre os cookies, pesquisas e outros arquivos temporários

    Você já se perguntou para que serve a ferramenta Janela Anônima ou Privativa no seu navegador? Com esse recurso, você navega sem que fiquem registrados em seu computador/smartphone as páginas visitadas, as pesquisas, os cookies e outros arquivos temporários.

    As empresas têm acesso a algumas dessas informações que seu navegador armazena quando você acessa à internet fora da Janela Anônima. Por isso, é comum ver anúncios de determinados produtos estampados em sites, no seu e-mail e nas redes sociais depois que você os procurou no Google.

    Como as lojas “sabem” que você está atrás de determinado produto, elas podem oferecer ofertas ou até torná-los ligeiramente mais caros fora da navegação privativa. Essa prática é bastante comum, sobretudo em sites de viagens. Então, vale a pena comparar as ofertas nessas duas modalidades de navegação para escolher a mais barata.

  • 4. Dê olho nas formas de pagamento

    Muitos sites oferecem descontos consideráveis pelo pagamento no boleto ou com um número menor de parcelas. Por isso, é preciso avaliar se o desconto é mais vantajoso do que a possibilidade de pagar sua compra em 20x.

  • 5. Cuidado com as lojas parceiras!

    Crédito: reprodução - Americanas.comLegenda: Em grandes sites, é preciso ficar de olho nos preços praticados por diferentes lojas parceiras

    Os grandes sites de compra pela internet têm feito parcerias com lojas menores para vender e entregar produtos. Por isso, é preciso ficar ligadx em qual loja você está comprando o produto e se as outras lojas parceiras do mesmo site não estão com preços (ou condições de parcelamento) melhores.

  • 6. Cuidado com o frete!

    O valor do frete (taxa paga pela entrega do produto) pode te enganar muito! É comum encontramos uma bela oferta e quando digitamos o nosso CEP, nos depararmos com um frete exorbitante. É preciso ficar atentx para o custo-benefício entre a oferta e o valor da entrega antes de decidir onde comprar.

  • 7. Troque produtos usados

    Quando você precisa trocar de eletrônicos, como computadores, televisões, smartphones e tablets, muitas lojas estão trocando produtos usados por descontos em novos itens da mesma marca para fidelizar o cliente. Por isso, também vale a pena dar uma passadinha na loja física e ver se essa troca é mais vantajosa do que comprar o item diretamente pela internet.

  • 8. Desapegue!

    Se você não faz questão de comprar produtos novos, você pode encontrá-los por preços muito mais baratos em sites como o Mercado Livre, o Enjoei e a OLX.

  • 9. Os pequenos também concorrem

    Dê atenção para os pequenos vendedores. Em sites como os citados na dica anterior, pequenas e médias lojas disponibilizam ofertas vantajosas em produtos originais. A dica é sempre verificar a reputação do vendedor, as avaliações dos clientes anteriores e se o site oferece algum sistema de compra garantida.

Compartilhe: