Últimas notícias:

Loading...

Conheça as maiores festas populares do Brasil

Por: Catraca Livre
© PeopleImages/istock
Carnaval é a festa responsável por atrair milhares de estrangeiros ao Brasil

O calendário brasileiro é recheado de grandes festas. De uma ponta à outra do mapa, festivais, procissões e eventos que retratam os gostos e costumes da população e ajudam a fazer do Brasil um dos países com maior representação cultural do mundo.

Veja abaixo algumas dessas festividades:

Lavagem do Bonfim – janeiro

Uma das festas mais tradicionais de Salvador, na Bahia. Uma procissão começa na Igreja da Conceição da Praia e percorre 8 km até a Igreja do Bonfim. As baianas vestidas de trajes típicos, com vasos com água de cheiro sobem a Colina Sagrada para lavar a escadaria da igreja e homenagear Oxalá, o maior dos orixás e representante do Senhor do Bonfim no Candomblé. A lavagem acontece sempre na segunda quinta-feira de janeiro

Carnaval – entre fevereiro e março 

É a maior e mais conhecida festa brasileira que atrai turistas do mundo inteiro. No Brasil, a festa começou a ser comemorada na época colonial, com o festejo dos escravos nas senzalas. Aos poucos, foram surgindo os frevos, afoxés e enredos de samba que conhecemos hoje. Os lugares mais disputados para passar o Carnaval no Brasil são Salvador, Rio de Janeiro e Olinda.

Festa de São João – junho 

Comemorada no Brasil inteiro, mas é em Caruaru, em Pernambuco, que ela se destaca. O evento oficial acontece na cidade desde 1994 com uma estrutura imensa: um complexo no Pátio Luiz Gonzaga reproduz uma vila, tem um palco de shows e um pavilhão de exposição.

Istock/ValterCunha
Festival de Parintins é uma festa tradicional do Amazonas

Festival Folclórico de Parintins – junho 

Também conhecido como Festa do Boi Bumbá, o Festival Folclórico de Parintins acontece em junho, no Amazonas.  O boi é o animal homenageado em Parintins. Nele, há o combate de dois bois: o Garantido, representado pela cor vermelha, e o Caprichoso, azul. O Festival de Parintins é o maior espetáculo de ópera a céu aberto da América Latina e o maior de folclore no mundo.

Festa do Peão de Barretos – agosto

Essa é uma das únicas festas brasileiras que não têm origem religiosa e dura cerca de dez dias. A festa que acontece em Barretos, em São Paulo, gira em torno de rodeios e conta com shows sertanejos. Hoje o grande evento é promovido em uma área de mais de 110 hectares, projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, com capacidade para mais de 30 mil pessoas.

Círio de Nazaré  – outubro 

Trata-se de de uma procissão católica que acontece em Belém, no Pará, há mais de dois séculos. O objetivo dessa comemoração é homenagear Nossa Senhora de Nazaré, um dos títulos dados à Maria, mãe de Jesus. A caminhada começa na Catedral de Belém e vai até a Praça Santuário de Nazaré, onde a imagem da Virgem fica exposta por 15 dias, para os fiéis venerarem e fazerem seus pedidos. São cerca de 2 milhões de seguidores todos os anos.

Istock/ CARVALHO_BRASIL
Oktoberfest de Blumenau atrai milhares de jovens

Oktoberfest – outubro

A Oktoberfest tem origem alemã. Também conhecida como festa da cerveja, movimenta todo o estado de Santa Catarina, principalmente, a cidade de Blumenau. A comemoração inclui desfiles com trajes típicos, danças, tiro ao alvo, comidas típicas e claro, muita cerveja.

Quer saber mais? Acesse Disney Babble Uol

Compartilhe: