Se Vira, Mulher: cursos de mecânica e hidráulica para as manas

Seja cada vez mais independente com cursos para reparos domésticos e automobilísticos

Lugar de mulher é onde ela quiser! Então, que tal aprender noções básicas de mecânica, marcenaria, elétrica, hidráulica, jardinagem e outros, para nunca mais ser enrolada por nenhum profissional? Há uma série de cursos para mulheres com esse objetivo.

A Catraca Livre descobriu que há instituições oferecendo uma série de minicursos com a proposta de deixar as manas cada vez mais independentes. A ideia é que todo o conhecimento seja transmitido de mulheres para mulheres, criando uma espécie de rede.

Uma das organizações que têm se destacado tanto pela periodicidade quanto pela variedade de cursos é a Se Vira, Mulher. Há opções em muitas áreas – e algumas até são realizadas gratuitamente.

Mulher com uma furadeira construindo um objeto de madeira
Crédito: rawpixel.com Lugar de mulher é onde ela quiser!

Se Vira, Mulher 

No minicurso de elétrica, as alunas aprendem conceitos básicos sobre eletricidade, segurança e proteção, quadros de energia e disjuntores, condutores e Eletrodutos, tomadas, interruptores e chuveiros e circuitos de iluminação.

Há também o minicurso de marcenaria, em que as alunas aprendem a colocar a mão na massa e constroem uma peça que pode ser levada para casa ao final do processo. As interessadas aprendem sobre metrologia (régua,trena e paquímetro), esquadrejamento, nivelação, transformações de unidades, desenho, substratos de madeira, furação, fixação, cortes e acabamento.

Para aquelas que cansaram de desconfiar dos mecânicos, a Se Vira, Mulher também oferece aulas de mecânica automotiva. No programa, noções sobre verificação e troca de óleo de motor e filtro, substituição de filtro de combustível, verificação e substituição de fluido de arrefecimento, verificação e troca de pastilhas de freios, verificação e orientação sobre substituição de lonas de freio, verificação e orientação sobre sistema de suspensão, verificação e manutenção do sistema de ignição (velas, cabos de velas, bobinas e distribuidor), orientação sobre luzes do painel e sistema elétrico (bateria e sistema de sinalização), orientação sobre direção hidráulica (ou com assistência elétrica), câmbio e ar condicionado, além de troca e rodízio de pneus, inclusive cuidados com o estepe.

Gostou? Tem mais! Você pode aprender noções básicas de jardinagem. No minicurso, aprende-se a fazer uma horta caseira. Na ementa, conteúdos relacionados ao preparo da terra e adubação, aos nutrientes e sua importância, às principais pragas e doenças de uma horta, à compostagem e adubos orgânicos, ao plantio e a colheita.

E ainda não acabou! A Se Vira, Mulher também tem minicursos de revestimentos, ferramentas, hidráulica.

Há outras instituições oferecendo esses cursos para mulheres. Fique ligada na programação da Marcenaria Para Mulheres, da Entre Minas e da M’Ana – Mulher conserta para Mulher.

Compartilhe: