Se Vira, Mulher: cursos de mecânica e hidráulica para as manas

Seja cada vez mais independente com cursos para reparos domésticos e automobilísticos

Por: Redação | Comunicar erro

Lugar de mulher é onde ela quiser! Então, que tal aprender noções básicas de mecânica, marcenaria, elétrica, hidráulica, jardinagem e outros, para nunca mais ser enrolada por nenhum profissional? Há uma série de cursos para mulheres com esse objetivo.

A Catraca Livre descobriu que há instituições oferecendo uma série de minicursos com a proposta de deixar as manas cada vez mais independentes. A ideia é que todo o conhecimento seja transmitido de mulheres para mulheres, criando uma espécie de rede.

Uma das organizações que têm se destacado tanto pela periodicidade quanto pela variedade de cursos é a Se Vira, Mulher. Há opções em muitas áreas – e algumas até são realizadas gratuitamente.

Mulher com uma furadeira construindo um objeto de madeira
Crédito: rawpixel.com Lugar de mulher é onde ela quiser!

Se Vira, Mulher 

No minicurso de elétrica, as alunas aprendem conceitos básicos sobre eletricidade, segurança e proteção, quadros de energia e disjuntores, condutores e Eletrodutos, tomadas, interruptores e chuveiros e circuitos de iluminação.

Há também o minicurso de marcenaria, em que as alunas aprendem a colocar a mão na massa e constroem uma peça que pode ser levada para casa ao final do processo. As interessadas aprendem sobre metrologia (régua,trena e paquímetro), esquadrejamento, nivelação, transformações de unidades, desenho, substratos de madeira, furação, fixação, cortes e acabamento.

Para aquelas que cansaram de desconfiar dos mecânicos, a Se Vira, Mulher também oferece aulas de mecânica automotiva. No programa, noções sobre verificação e troca de óleo de motor e filtro, substituição de filtro de combustível, verificação e substituição de fluido de arrefecimento, verificação e troca de pastilhas de freios, verificação e orientação sobre substituição de lonas de freio, verificação e orientação sobre sistema de suspensão, verificação e manutenção do sistema de ignição (velas, cabos de velas, bobinas e distribuidor), orientação sobre luzes do painel e sistema elétrico (bateria e sistema de sinalização), orientação sobre direção hidráulica (ou com assistência elétrica), câmbio e ar condicionado, além de troca e rodízio de pneus, inclusive cuidados com o estepe.

Gostou? Tem mais! Você pode aprender noções básicas de jardinagem. No minicurso, aprende-se a fazer uma horta caseira. Na ementa, conteúdos relacionados ao preparo da terra e adubação, aos nutrientes e sua importância, às principais pragas e doenças de uma horta, à compostagem e adubos orgânicos, ao plantio e a colheita.

E ainda não acabou! A Se Vira, Mulher também tem minicursos de revestimentos, ferramentas, hidráulica.

Há outras instituições oferecendo esses cursos para mulheres. Fique ligada na programação da Marcenaria Para Mulheres, da Entre Minas e da M’Ana – Mulher conserta para Mulher.

1 / 8
1
06:43
Após ser acusado de comunista, Dimenstein cobra provas de Hasselmann
A deputada federal Joice Hasselmann perdeu a calma nas redes sociais ao atacar o jornalista Gilberto Dimenstein, acusando-o de militante …
2
04:53
Netflix e KondZilla lançam ‘Sintonia’, da periferia para o mundo
KondZilla tem razão quando afirma: "A favela venceu". “Sintonia”, a nova série da Netflix, prova isso. A ideia original é dele …
3
04:21
Sinais que indicam problemas no estômago
Ter tosse seca pode ser um sinal que o seu estômago não vai muito bem. Hoje, o Dr. Raul Cutait, médico …
4
03:43
O estrago de Frota é maior que o Bolsonaro poderia acreditar
Após ser expulso do PSL, o deputado federal Alexandre Frota confirmou sua filiação ao PSDB, partido de João Doria, governador …
5
03:03
Câmara aprova projeto de lei sobre abuso de autoridade
A Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que define quais situações configuram abuso de autoridade. Agora, o texto …
6
04:07
Um pedido de desculpas à Angela Merkel pelas ofensas de Bolsonaro
Depois de dizer a um repórter que ele deveria fazer cocô dia sim, dia não para preservar o meio ambiente, …
7
03:26
Mortes provocadas pelo fim dos radares deveriam ter nome de Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro determinou nesta quinta-feira, 15, a suspensão dos radares de fiscalização de velocidade móveis em rodovias federais …
8
04:56
‘Risk’, na Netflix, vaza a imagem não autorizada de Julian Assange
Será que, em um ato de coragem, você arriscaria sua própria liberdade para trazer à tona realidades que manipulam a …