E-commerce é opção para economizar na Páscoa; confira dicas

Consumidores têm demonstram interesse por itens alternativos aos tradicionais ovos de Páscoa, como colombas pascais

As vendas online de produtos de Páscoa devem registrar alta neste ano, e internautas demonstram interesse por itens alternativos aos tradicionais ovos e até aos chocolates, como as colombas pascais.

Há diversos itens de Páscoa que não são frágeis como o chocolate, e que podem ser comprados pela internet com valor mais em conta do que no comércio físico.

E-commerce é opção para economizar na Páscoa; confira dicas
Créditos: Thais Ceneviva/iStock
E-commerce é opção para economizar na Páscoa; confira dicas

“As plataformas online costumam oferecer mais variedade, incluindo itens como tiaras de coelho, fantasias, pelúcia, patinhas e cestas para fazer caça aos ovos com as crianças. O cliente consegue achar isso tudo nas lojas físicas, mas dependendo onde for comprar, vai pagar bem mais caro”,  explica o especialista em e-commerce Rodrigo Garcia, CEO da Petina.

Embalagens para os chocolates e itens de decoração em geral também são itens bastante procurados pelos internautas, não somente as “pessoas físicas” como também os pequenos empreendedores que produzem ovos de Páscoa, chocolates em barra e caixas de bombons para comercializar.

“É preciso ser criativo e não pensar em presentear apenas com o ovo de chocolate, que acaba tendo um valor abusivo nessa época do ano. Estima-se que, por reflexo de fatores como o reajuste de combustíveis – os ovos de chocolate estarão até 8,5% mais caros. Para o pequeno comerciante, comprar via e-commerce também é vantajoso”, diz Garcia.

Confira abaixo quatro vantagens de optar pelas compras de Páscoa online:

Valor mais em conta

A principal vantagem para quem compra online é, sem dúvida, o preço mais em conta, pois além de você conseguir ter contato com vários fornecedores, também é possível comparar preços das lojas e achar o produto ideal para o seu negócio.

Comodidade e praticidade

Ir até os locais de comércio popular, como a rua 25 de Março e o Brás, na região central de São Paulo, e em outros pontos conhecidos nas demais capitais brasileiras, em datas comemorativas como a Páscoa, se torna muito desgastante. “Considerando que esses lugares são lotados, e o tempo que o comprador irá levar para encontrar tudo o que precisa, a comodidade de comprar pela Internet não tem preço”, comenta o Rodrigo.

Além disso, ele ressalta que a pandemia ainda não acabou e, por isso, cuidados ainda são necessários. “Não é recomendável aglomerar, e esse pontos de comércio costumam concentrar um grande número de pessoas. Mais um motivo para recorrer ao e-commerce”, sugere o executivo da Petina.

Diversidade e facilidade na escolha de produtos

Além de proporcionar valores abaixo do varejo físico e comodidade e praticidade na hora de comprar, a variedade dos produtos no comércio online também costuma ser imbatível.

“Há itens para os mais diversos gostos e bolsos, sendo bem mais fácil visualizar o todo e escolher os itens nas plataformas do que nas plataformas do comércio de rua”, acrescenta.

Segurança na compra

O especialista ressalta que é sempre mais recomendado que as compras sejam feitas através de marketplaces, e não diretamente de sites independentes de venda.

“É sempre preferível que se faça a compra dessa forma, para que o consumidor tenha mais garantia em relação à segurança do seu pedido, pois a bandeira por trás do site de compra, de menor porte, dá garantia àquela transação. Isso é muito valioso caso haja algum problema com atraso na entrega ou necessidade de devolução”, explica o especialista.

Venda de chocolates exige cuidados especiais

Quando o assunto é chocolate, é preciso redobrar a atenção ao realizar o pedido e conhecer a origem do produto. Empresas que oferecem itens de chocolate já se prepararam para conseguir atender a esse público, e uma das propostas é receber o pedido via marketplace e direcionar a demanda para a loja/franquia mais próxima do cliente. “Isso auxilia na redução do prazo e da entrega, além de fortalecer a revenda”, comenta Garcia.

O mercado digital de chocolate, principalmente na época da Páscoa, funciona bem para as empresas que conseguem fazer entregas regionais aos clientes, pois são itens perecíveis, que dependem de uma boa estrutura para serem transportados.

O vendedor deve garantir que o produto será entregue com a mesma qualidade que o consumidor comprou e, portanto, para Rodrigo, alguns pontos devem ser analisados pelos e-commerces. “O maior desafio é que o produto chegue no mesmo estado que ele saiu, e isso depende de algumas variáveis, como transporte devidamente refrigerado e cuidado no manuseio, devido à fragilidade. Além da logística, é preciso levar em consideração o pós entrega, a armazenagem e o manuseio inadequado na portaria do prédio, que também pode danificar o produto e causar insatisfação e devolução do item”, finaliza o especialista.