Planilhas gratuitas para te ajudar a controlar o orçamento doméstico

Informar

Economia criativa cresceu no Brasil nos últimos dez anos

Na contramão da crise econômica que atinge o país, o setor da economia criativa continua avançando. Segundo matéria publicada no jornal O Globo, o PIB do setor cresceu cerca de 70% em uma década e, de acordo com especialistas, a tendência é positiva.

O conceito de economia criativa engloba negócios das áreas da indústria cultural, arquitetura, design, moda, gastronomia, turismo, entretenimento, games, publicidade, inovação e desenvolvimento de novas tecnologias. Por oferecer uma resposta rápida e eficaz às adversidades, o financiamento, número de empresas e produções do segmento estão aumentando.

Segundo o órgão da ONU Unctad, esses são os setores que mais crescem e geram emprego no mundo atualmente, além de terem sido os únicos a se expandir durante a crise mundial de 2008. No Brasil, os dados mais recentes mostram que o PIB da indústria criativa chegou a R$ 126 bilhões no fim de 2013, o equivalente a 2,6% do total produzido no país naquele ano. Em dez anos, o avanço foi de 69,8%, acima dos 36,4% registrados pelo PIB nacional no mesmo período, de acordo com uma pesquisa do Sistema Firjan.

Compartilhe: