Últimas notícias:

Loading...

Estudante cria etiqueta inteligente que avisa quando o alimento estraga

Por: Redação

Nem todo mundo consegue ler aquelas letrinhas miúdas que indicam o prazo de validade na embalagem dos alimentos, mas uma nova invenção pretende acabar com o problema. Solveiga Pakstaite, uma estudante de design britânica, criou uma etiqueta para embalagens de alimentos que avisa quando o produto está estragado.

As etiquetas chamadas de “Bump Marks”, são feitas de gelatina e se degradam na mesma velocidade que a carne ou outros alimentos. O rótulo copia o processo pelo qual o alimento está passando e, por isso, seria muito mais preciso do que a data de validade impressa.

O principal objetivo de Solveiga é criar uma solução que ajude deficientes visuais a perceber quando o alimento deve ser descartado, sem que corram o risco de ter de prová-lo para isso. Para saber se a comida está estragada, basta passar o dedo sobre o rótulo. Quando ela estiver lisa o alimento está bom para o consumo. No entanto, caso o consumidor passe o dedo e sinta solavancos é hora do alimento ser descartado.

“Eu queria criar um rótulo que mudaria a textura ao longo do tempo, e a maneira mais lógica que eu poderia pensar em fazer isso era usando uma substância biológica para modelar o processo de decomposição dos alimentos. O projeto da etiqueta passou por mais de 20 mudanças. Em cada uma delas foram testadas a percepção do usuário e o desempenho técnico, que são igualmente importantes”, contou a estudante na página na internet criada para divulgar a invenção.

Apesar da relevância de sua criação, as etiquetas ainda não são usadas no mercado. Por enquanto, Solveiga ainda está procurando parceiros para levar seu conceito de design adiante.

Compartilhe: