Faça você mesma: 14 ideias para decorar seu casamento

É possível realizar o casamento dos sonhos gastando menos do que você imagina.

Por: Redação | Comunicar erro

Para quem quer ter um casamento dos sonhos sem gastar muito, é possível. Basta investir um pouco de tempo e criatividade. Os noivos sabem que cada detalhe tem um custo que pode pesar no orçamento final. Sendo assim, se você tiver um mínimo de habilidade, pode colocar a mão na massa e fazer alguns itens de decoração. Além de personalizado, ao final você vai notar uma economia significativa.

Há muitas inspirações no Pinterest e diversos vídeos no YouTube que te ensinam como você mesma pode fazer desde o buquê da noiva até o convite do casamento. Sem contar os mimos para os convidados que vão deixar o evento com sua cara e ainda mais especial. Cada item que você fizer, será um gasto a menos para seu bolso. Confira estas sugestões e vem economizar:

1) Topo do bolo com foto

O topo do bolo precisa ter a personalidade do casal, o que não significa que ele precisa custar caro. Você pode comprar um porta-recados e colocar uma foto instantânea dos noivos. Fica muito criativo, você mesma pode fazer e vai custar muito pouco.

Topo de bolo feito com porta-recados e foto instantânea

2) Palitos de coração

Para casamentos rústicos no campo, uma opção é decorar com palitos de corações. Basta utilizar espetos de churrasco, papel color set vermelho, cola, lápis e tesoura. Desenhe os corações no papel e corte-os. Cole dois corações em cada palito de modo que ele fique no meio.

Palitos de coração para casamentos rústicos

3) Buquê da noiva

Outro item que custa caro e não pode faltar é o buquê da noiva. Você pode fazê-lo não só de flores, mas também de origami, de crochê, de ervas… há inúmeras opções. E não é preciso ter muita habilidade com jardinagem ou com flores. Alguns tutoriais te ajudam a fazê-lo. Confira uma opção abaixo:

4) Varal de fotos do casal

Para decorar o local do casamento uma opção barata e personalizada é fazer um varal com fotos do casal. Basta você separar algumas fotos 10×15, utilizar um barbante, se quiser pode customizar os prendedores colando corações sobre eles e decorar algum cantinho da festa.

Varal feito com fotos dos noivos

5) Lencinhos para lágrimas de alegria

Um mimo que pode ser entregue aos convidados logo na entrada é um lencinho para lágrimas de alegria. Você precisa basicamente de lenços de papel, plásticos, cola quente e uma etiqueta com a identidade visual do casamento. A forma como ele vai ser feito, depende da decoração. Clique aqui e confira como fazer.

Mimo para os convidados: lencinhos para lágrimas de alegria

6) Taças decoradas

Na hora do brinde dos noivos que tal utilizar uma taça decorada? Ao invés de comprá-la você mesma pode fazer. Confira este tutorial:

7) Árvore de digitais

A árvore de digitais torna-se uma grande festa para os convidados, afinal crianças, adultos e idosos podem contribuir com sua digital preenchendo a árvore. Depois os noivos têm uma recordação, feita com a participação de cada convidado.

Há inúmeros modelos, você precisa apenas imprimir o desenho que escolher, colocar uma moldura sem vidro e comprar uma ou duas carimbeiras para scrapbooking. Tudo isso tem um preço muito em conta. Clique aqui e confira dois modelos de árvores que você pode imprimir e emoldurar.

É ideal você deixar lenços umedecidos e uma lixeira próxima para os convidados limparem os dedos, depois de carimbar.

Árvore de assinatura de digitais torna-se um quadro depois para os noivos decorarem a casa

8) Kit Toilette 

Outro mimo para os convidados é um kit toilete, com produtos que os convidados podem precisar ao longo da cerimônia e da festa. O ideal é que eles sejam colocados nos banheiros com itens específicos para as mulheres e para os homens. É ideal que os kits sejam feitos com a identidade visual do casamento e você mesma pode personalizá-lo do seu jeito. Confira aqui como fazer.

Kit com itens para os convidados usarem ao longo do evento

9) Arranjo de mesa reutilizando potes de vidro

Sabe aqueles potes de azeitona, palmito e geleia? Ao invés de irem para o lixo eles podem ser muito úteis na decoração do seu casamento. Você pode colocar em volta, renda, saco de estopa, fita de cetim… vai depender do estilo do seu casamento. As flores podem ser compradas em atacadistas e assim você economiza e muito com a decoração das mesas.

10) Lousas com frases

Tanto no local de entrada dos convidados, quanto próximo ao buffet, uma opção simples de fazer é escrever frases ou textos divertidos em lousas. Você pode adorná-las colando uma fita ou renda ao redor. No Pinterest é possível encontrar inúmeras frases. Difícil um convidado ler e não sorrir.

Lousas com frases carinhosas para colocar pelo ambiente do casamento

11) Sousplats de jornal

Além de marcar o lugar dos convidados na mesa, o sousplat deixa a decoração mais requintada. Alguns buffets cobram este item a parte, então você mesmo pode fazer e depois ainda utilizar para outros eventos. A matéria-prima é muito barata, basicamente você precisará de jornal, cola e tinta. Clique aqui e confira como fazer.

Sousplats marcam os lugares dos convidados nas mesas

12) Convite de casamento

Apesar de toda tecnologia ainda é tradição enviar um belo convite de casamento aos convidados. Geralmente eles custam caro. Se você tiver disponibilidade de tempo, pode economizar bastante fazendo seu próprio convite. Há inúmeras opções de modelos, confira abaixo uma sugestão:

13) Cortina de tsuru

Uma cortina de tsurus pode ser colocada no altar ou em algum lugar da festa, formando um lindo cenário para fotos. O tsuru é uma ave sagrada do Japão, símbolo da saúde, boa sorte, felicidade, longevidade e fortuna. Uma lenda japonesa diz que se a pessoa fizer 1000 tsurus de origami, mentalizando seu desejo ele pode se realizar.

Chame amigos e parentes para te ajudar a fazer os mil tsurus. É simples, e até as crianças podem ajudar, virando uma grande festa. Você vai precisar apenas de papel, fio de nylon ou silicone e um lugar para pendurar os fios com tsurus. Assista esse vídeo e veja como fazer.

Diz a tradição que ao fazer mil tsurus mentalizando um desejo ele pode se realizar

14) Chuva de arroz

Jogar arroz nos noivos enquanto eles estão saindo da cerimônia, simboliza que os convidados estão desejando fartura e fertilidade ao casal. Essa tradição vem sendo repaginada e substituída por bolinhas de sabão, pétalas de rosa, corações de papel metalizado e até pompons. Para quem quiser seguir a tradição de jogar o arroz propriamente dito, veja abaixo como fazer um “porta-arroz” para distribuir para os convidados.

Cadastre-se aqui e fique por dentro das melhores dicas do Catraca Livre.

Compartilhe:

1 / 8
1
03:18
Como economizar dinheiro usando o celular #CatracaLivreEconomize
Sabia que dá para ganhar dinheiro compartilhando os códigos de descontos oferecidos por aplicativos como uber eats, ifood, 99 e …
2
02:02
Como fazer uma casa para o seu pet com uma lata usada #CatracaLivreEconomize
Aprenda como reciclar uma lata de tinta vazia para criar uma linda casa personalizada para o seu pet. Tudo o que …
3
34s
Padarias 24h em São Paulo
Se bateu aquela fome na madrugada, não se preocupe. Várias padarias funcionam 24h por dia em São Paulo.
4
01:40
Dicas para você gastar menos no supermercado
Dicas simples para colocar em prática na próxima ida ao supermercado.
5
01:34
5 passos para economizar no casamento
Um casamento é, provavelmente, a festa mais cara que possamos fazer durante a vida. Mas tem como fazer um evento …
6
02:02
9 hábitos de economia para você adotar no dia a dia
Selecionamos nove dicas simples que, se fizerem parte do seu dia a dia, vão garantir uma boa economia no final …
7
03:00
Veja como juntar R$ 6.890 em 52 semanas
Sim, é possível juntar quase 7 mil reais em 52 semanas; só precisa de planejamento e disciplina!
8
01:37
5 gastos que você pode cortar no dia a dia
Veja cinco gastos desnecessários na sua rotina que podem fazer diferença no fim do mês.