Grupos para doar objetos sem uso se disseminam por várias cidades do mundo

Está começando uma nova moda nas redes sociais que difere bastante dos posts comuns com pessoas clamando opiniões sobre tudo e exibindo suas vidas a todo instante. Diversos grupos oferecendo doações de móveis, equipamentos e qualquer objeto que não se queira mais, tem tomado conta das redes sociais em várias cidades do mundo.

Uma das comunidades de maior sucesso é a Free Your Stuff (“Liberte suas coisas” em tradução literal), que em Berlim já possui mais de 20 mil membros. Vasculhando as publicações dos usuários é possível encontrar doações de camas, sofás, armários, equipamentos eletrônicos, eletrodomésticos e muito mais. E não vá pensando que se tratam de coisas caindo aos pedaços. Tudo está em perfeito estado.

Segundo as diretrizes do grupo:

“Neste grupo tudo é dado completamente de graça, não é uma plataforma de publicidade, nem um grupo de permuta ou troca. O grupo é dedicado a todos nós que tendemos a acumular, acumular e a preencher espaços que poderiam ser usados para algo mais interessante do que um depósito ou um coletor de poeira”, diz uma descrição na página da comunidade.

Cidades como Nova Iorque, Barcelona, Viena e outras também possuem comunidades Free Your Stuff, mas a Alemanha ganha de qualquer outro país: Berlim, Bonn, Colônia, Hamburgo, Munique, Stuttgart, Leipzig, Nurembergue, Dresden, Frankfurt, Düsseldorf.

No Brasil, iniciativas similares também começam a ganhar espaço. É o caso do Doabox, plataforma que permite a doação de objetos e facilita o encontro entre doador e receptor. O site funciona de maneira simples, basta criar perfil no portal e cadastrar a doação. Depois, é só aguardar o contato de outro usuário e combinar a entrega.

Com informações do Deutsche Welle