Movimento de consumo consciente cresce entre jovens; veja ideias para aderir

Um movimento que defende mais reflexão antes de comprar alguma coisa tem ganhado força entre os jovens da geração Y (nascidos entre 1980 e 1990). Segundo reportagem publicada pelo O Estado de S. Paulo, a cultura da bicicleta, do faça você mesmo, a economia compartilhada e a preocupação com o ambiente estão cada vez mais inseridos no cotidiano desses novos grupos.

A agência de estudos de comportamento Box 1824 utiliza o termo lowsumerism, que significa “baixo consumismo” em inglês, para definir o movimento. Baseada em pesquisas dos últimos 15 anos, a agência levantou que esses jovens brasileiros estão cansados de agredir o ambiente, pouco se importam com marcas, e querem viver sem prejudicar o próximo.

A designer catarinense Cristal Muniz, 24, criou o blog “Um Ano sem Lixo” com o intuito de passar um ano sem produzir resíduos. Nos posts, a designer compartilha dicas, como o costume de sempre carregar na bolsa um guardanapo de pano, um copinho e uma sacola de pano para ajudá-la no dia a dia. O blog é acessado por cerca de 30 mil pessoas por mês.

Ainda de acordo com a reportagem, o movimento de consumo consciente ganha mais adeptos entre os jovens de maior poder aquisitivo, mas as novas ideias podem servir de inspiração para todos que se identificam com essa filosofia de vida. Veja ideias para aderir ao lowsumerism:

  • comece um diário para anotar como se alimenta, ou quais cosméticos costuma usar, para perceber o quanto você consome. Após alguns dias, você saberá dizer o que pode ser mudado
  • repense seus hábitos que de alguma forma colocam em risco nossas fontes de sobrevivência, como água, ar puro e alimentação
  • crie o costume de ler embalagens de produtos para entender o que você está consumindo e qual é o caminho da cadeia de produção
  • troca e aluguel são conceitos que estão em alta. Experimente dividir não só objetos, mas também conhecimento e trabalho
  • procure enxergar além do estado atual do objeto, todo o processo pelo qual ele passou até chegar a você, a fim de conservá-lo e evitar que ele tenha de ser substituído por outro

Compartilhe:

1 / 8
1
02:28
Quais são os sintomas que são gerados pelo estresse?
Com a correria do dia-a-dia somos facilmente pegos pelo estresse. E o nosso corpo indica sinais de que estamos fisicamente …
2
03:52
Surge o BolsoLula: os mesmos vícios da velha política brasileira
No vídeo, o jornalista Gilberto Dimenstein explica o conceito da expressão 'BolsoLula' e analisa as consequências da interferência política exercida …
3
04:15
Como os Beatles mudaram minha vida: parte 1
Como seria o mundo sem a inovação e energia que a música ganhou pós-Beatles. Imaginou? E se as pessoas também …
4
03:02
Jair Bolsonaro é louco, ignorante ou irresponsável?
O presidente Jair Bolsonaro fez um pronunciamento nesta quarta-feira, 21, apontando que ONGs poderiam estar por trás das queimadas na …
5
04:12
Netflix: ‘The Family- Democracia Ameaçada’ revela grupo secreto
A minissérie "The Family: Democracia Ameaçada", que pode ser vista na Netflix, mostra questões que te farão pensar em uma …
6
02:29
Operação Lava Jato ignora repasse suspeito de Paulo Guedes
Uma reportagem publicada pelo jornal Folha de S. Paulo mostra que a Operação Lava Jato poupou o ministro da Economia, …
7
02:40
Partículas de queimadas são encontradas em água de chuva em SP
O fenômeno que atingiu São Paulo na última segunda-feira, 19, e transformou o dia em noite em diversas regiões do …
8
03:36
Nem os eleitores de Bolsonaro concordam com a indicação de Eduardo
Em meio às polêmicas que dão o tom nos primeiros oito meses do governo Bolsonaro, uma pesquisa recente mostra que …