Procon orienta consumidores sobre pagamento de contas no débito automático

 
Algumas coisas são invitáveis, o pagamento de contas é uma delas. Algo feito para trazer comodidade ao consumidor é o débito automático. Um serviço fornecido pelos bancos para pagamentos de cobranças constantes, como serviços públicos, água, luz, telefone e outras. Evitando que você precise sair de casa com a conta em mãos para efetuar pagamentos. Mas é importante observar que:

– Você precisa ter total controle sobre sua conta, certifique-se que haverá saldo nas datas dos débitos;

– O débito pode ocorrer em qualquer hora do dia programado para pagamento;

– Consulte sempre sua conta por meio de saldos e extratos, e vá marcando as contas pagas para ter um controle maior;

– Confira se na conta cadastrada está inserida a informação “Conta em débito automático”.

Para a contratação do serviço de débito automático, o consumidor deve fazer a solicitação com o banco e com o fornecedor do serviço. O mesmo acontece para cancelar ou suspender o serviço.

Caso haja troca de banco, agência e conta, o fornecedor deve ser comunicado para que a atualização dos dados seja feita.

O consumidor tem o direito de escolher a forma que quer pagar suas contas, seja em débito automático ou da forma convencional, em uma agência bancária ou em outros estabelecimentos que tenha essa disponibilidade. A possibilidade de débito direto na conta não pode ser imposta pela instituição financeira.

Em caso de problemas com a cobrança via débito automático, entre em contato com a empresa prestadora do serviço. Persistindo a falha, consulte o órgão de defesa do consumidor mais próximo.

Fonte: Procon