Ruas de comércio temático em SP: saiba onde comprar de TUDO

Esta listona é para guardar no coração! Catraca Livre mostra onde você encontra flores, roupas, instrumentos musicais, vestidos de noiva, móveis...

Por: Redação | Comunicar erro

O que você quer comprar hoje? Em São Paulo você encontra dezenas de ruas de comércio temático, onde há absolutamente TUDO o que você pode imaginar – roupas comuns, vestidos de noivas, floriculturas, equipamentos de automóveis, instrumentos musicais, móveis, produtos orientais, fantasias e assim por diante.

Entrada da rua José Paulino, Bom Retiro, SP
Crédito: Google Street View - reproduçãoA rua José Paulino, no Bom Retiro, é um lugar ótimo para encontrar roupas do dia a dia, sociais e para festas

Para facilitar a sua vida e te ajudar a economizar, a Catraca Livre preparou aquela lista amigona com algumas dessas ruas famosas. A grande vantagem de comprar nesses lugares é encontrar bons preços – uma vez que as lojas brigam entre si pelo cliente, o que significa que você também tem melhores condições para pechinchar. Só é preciso ter cuidado para não torrar todo o seu dindim!

Guarda aí, hein?

  • 1. 25 de Março: de TUDO um pouco!

    A dica pode até ser clichê, mas não dá para negar que a região da 25 de Março é o lugar mais procurado para quem quer comprar qualquer coisa. Em uma simples caminhada por lá você encontra até o que você não sabia que precisava.

    Na Ladeira Porto Geral, o forte são as fantasias e toda sorte de bijuteria (brincos, colares, pulseiras, gargantilhas, acessórios de cabelo, etc).  Na própria rua 25 de Março, é fácil comprar artigos de cozinha, brinquedos e tecidos. Se você procura itens de papelaria e artigos para decoração de festas, a dica é a rua Barão de Duprat.

    Entre essas ruas é possível encontrar ainda eletrônicos, roupas, itens da cultura árabe (pratos típicos, temperos, nargilé, tecidos, roupas, etc), bolsas, calçados e várias outras coisas. Vale a pena terminar o passeio no Mercadão Municipal (Rua Cantareira, 306, Centro), onde é possível saborear o delicioso e tradicional sanduíche de mortadela – e várias outras gostosuras.

  • 2. Grãos, castanhas e condimentos: Zona Cerealista

    Bem pertinho do Mercado Municipal, na rua Santa Rosa há a famosa Zona Cerealista, que vende todo tipo de grãos, amêndoas, castanhas, leguminosas, temperos, molhos, ervas, chás, doces, geleias e vários outros alimentos – saudáveis ou não. A dica é não ir sozinho(a), porque várias lojas da região só vendem os produtos em grandes quantidades – mas os preços são imbatíveis.

  • 3. Roupas e acessórios: Bom Retiro e Brás

    No Bom Retiro e no Brás é possível encontrar roupas, acessórios e calçados para todos os estilos e bolsos. Como muitas confecções estão instaladas na região, é possível comprar as mesmas roupas vendidas nos shoppings com um preço bem mais barato. Se você compra em atacado – com um limite pré-estabelecido de peças – o desconto fica ainda mais interessante.

    As dicas para economizar são controlar a impulsividade, vestir calçados e roupas confortáveis e estar disposta(o) a andar bastante para garimpar os preços. No Brás, as vias mais movimentadas são as ruas Oriente e Maria Marcolina; no Bom Retiro, há uma grande concentração de lojas na rua José Paulino e nas suas travessas.

  • 4. Moda plus size: rua Domingos de Morais

    O mundo traz muitas dificuldades para quem está acima do peso, mas uma das maiores delas é encontrar roupas bonitas e com um preço camarada. A rua Domingos de Morais, na Vila Mariana, é o paraíso da moda plus size! E ainda é pertinho do metrô Ana Rosa.

    As lojas desse tipo, que estão mais concentradas no comecinho da rua (mais perto da avenida Paulista), vendem roupas para diferentes perfis de pessoas – homens, mulheres, jovens, pessoas mais velhas, mais formais, mais esportivas, trajes de banho e assim por diante. A dica é ter paciência e dar uma olhada nos vários estabelecimentos, pois os preços também podem variar bastante.

  • 5. Vestidos de noivas e roupas para casamentos: rua São Caetano

    Atenção, noivas e convidados! Se o dia da festa está chegando e você ainda não tem o que vestir, a dica é dar um pulinho na rua São Caetano, no Bom Retiro. Lá há uma infinidade de modelos de vestidos de noivas e de roupas para festas, com várias opções de preços e parcelamentos. É só escolher!

  • 6. Alianças de ouro: rua Barão de Paranapiacaba

    Outra dica importante para quem vai casar e ainda não encontrou a aliança: na rua Barão de Paranapiacaba, pertinho da Praça da Sé, há uma infinidade de joalherias que vendem alianças de ouro por preços ótimos. Só tome bastante cuidado para não ser assaltado(a). Um conselho amigo é não dar ouvidos aos vendedores de rua que querem te levar para as lojas nos prédios. Prefira lojas térreas.

  • 7. Flores e plantas: Dr. Arnaldo e Largo do Arouche

    Quer dar um presente para a pessoa amada ou, simplesmente, um amigo querido? A dica é colar na rua Dr. Arnaldo, em Pinheiros, ou no Largo do Arouche, na República. É possível encontrar todos os tipos de plantas e artigos para jardinagem.

    E, caso não tenha o que você procura nas floriculturas, você pode fazer encomendas. Além disso, se você não sabe como cultivar suas plantinhas, os vendedores costumam dar várias dicas úteis. ;)

  • 8. Luminárias, lustres e lâmpadas: Consolação

    Quer criar um clima gostosinho e intimista no seu apê, casa ou escritório? A iluminação é a principal ferramenta para isso. Na rua da Consolação, há várias lojas de lustres, onde é possível encontrar peças para todos os gostos (mais tradicionais, vintage, modernas ou intimistas), abajures, luminárias e lâmpadas de diferentes cores, tamanhos e estilos.

  • 9. O Oriente é aqui: Liberdade

    O bairro da Liberdade é o PARAÍSO dos apaixonados pelas culturas oriental e geek. Nas galerias e lojas das ruas Galvão Bueno e Cidade de Osaka, é fácil de encontrar objetos de decoração, quimonos, artigos de papelaria, games, animes, mangás, miniaturas, brinquedos, perfumes, alimentos e ingredientes típicos, produtos de cabelo, entre muitas outras coisas.

    Quando bater aquela fome, a dica é andar mais um pouquinho até a rua Thomaz Gonzaga, onde há vários restaurantes da culinária japonesa e oriental. Ou, ainda, se a sua visita ao bairro acontecer em um final de semana ou feriado, você pode se deliciar na tradicional feirinha da Liberdade, que acontece no largo em frente ao metrô.

  • 10. Eletrônicos: rua Santa Ifigênia

    A rua Santa Ifigênia, na Luz, é o playground de quem ama tecnologia. Nas inúmeras galerias, você encontra notebooks, câmeras, smartphones, videogames, equipamentos de som, tvs, caixas de som, fones wi-fi e tudo o que pode imaginar.

    A única questão é ficar de olho na garantia e na autenticidade dos produtos, pois muitos comerciantes vendem imitações e falsificações. Vale a máxima: se o preço é muito bom, é melhor desconfiar um pouco. ;)

  • 11. Instrumentos musicais, móveis e roupas: rua Teodoro Sampaio

    Qual é a relação entre móveis, roupas e instrumentos musicais? Essa é uma boa pergunta, mas em cada trecho da rua Teodoro Sampaio, em Pinheiros, você encontra cada um desses produtos. Entre as ruas Oscar Freire e a Praça Benedito Calixto, os instrumentos musicais dominam o pedaço. Nessas lojas de música, também é fácil encontrar caixas, amplificadores, mesas de som, microfones e todos os acessórios que você pode imaginar.

    Entre as ruas Henrique Schaumann e Fradique Coutinho, há móveis para todos os cômodos da sua casa, com uma diferença grande de preço entre os comércios. Muitas lojas vendem as peças de mostruário, outras entregam por encomenda e  há aquelas que indicam o endereço do depósito para você retirar o produto. Outros estabelecimentos personalizam as peças de acordo com as suas necessidades.

    Depois da Fradique, predominam lojas de roupas e redes grandes de eletrodomésticos.

  • 12. Pintura e artesanato: República

    A rua Marquês de Itu, na República, é o reduto dos pintores e artesãos. Nas lojas, é possível encontrar telas de diferentes tamanhos, molduras, tintas de vários tipos, solventes, produtos de mdf, porta-retratos, quadros, entre outros itens.

  • 13. Ervas medicinais e homeopatia: Praça da Sé

    Ao redor da Praça da Sé é possível encontrar várias lojinhas que vendem ervas medicinais, chás, incensos, essências aromáticas, produtos para fazer velas, frascos, aromatizadores, entre outros. Há, também, farmácias homeopáticas e de manipulação.

  • 14. Sons e acessórios para carros: Duque de Caxias

    Se você pretende turbinar o possante, a dica é dar uma passadinha na avenida Duque de Caxias, no Centro. As lojas vendem sons, autofalantes potentes, telas para carros, câmera de ré, peças customizadas, entre outros. Já na rua General Osório e na avenida Rio Branco, bem pertinho, você encontra comércios especializados em motos.

Compartilhe:

1 / 8
1
03:18
Como economizar dinheiro usando o celular #CatracaLivreEconomize
Sabia que dá para ganhar dinheiro compartilhando os códigos de descontos oferecidos por aplicativos como uber eats, ifood, 99 e …
2
02:02
Como fazer uma casa para o seu pet com uma lata usada #CatracaLivreEconomize
Aprenda como reciclar uma lata de tinta vazia para criar uma linda casa personalizada para o seu pet. Tudo o que …
3
34s
Padarias 24h em São Paulo
Se bateu aquela fome na madrugada, não se preocupe. Várias padarias funcionam 24h por dia em São Paulo.
4
01:40
Dicas para você gastar menos no supermercado
Dicas simples para colocar em prática na próxima ida ao supermercado.
5
01:34
5 passos para economizar no casamento
Um casamento é, provavelmente, a festa mais cara que possamos fazer durante a vida. Mas tem como fazer um evento …
6
02:02
9 hábitos de economia para você adotar no dia a dia
Selecionamos nove dicas simples que, se fizerem parte do seu dia a dia, vão garantir uma boa economia no final …
7
03:00
Veja como juntar R$ 6.890 em 52 semanas
Sim, é possível juntar quase 7 mil reais em 52 semanas; só precisa de planejamento e disciplina!
8
01:37
5 gastos que você pode cortar no dia a dia
Veja cinco gastos desnecessários na sua rotina que podem fazer diferença no fim do mês.