Troca de serviços e habilidades são alternativas para quem quer economizar e conhecer pessoas

Por: Pra Onde vai Agora?
 
Parece impossível imaginar um mundo em que o dinheiro não seja necessário para se viver, mas algumas redes sociais de troca de habilidades têm a proposta de reunir pessoas que queiram trocar serviços diversos por outros, sem necessidade de pagamento. Essa economia, considerada sustentável, nasceu no Japão nos anos 80 e foi ganhando representantes no mundo todo como uma maneira de reflexão sobre quais valores realmente importam na sociedade atual.

Portanto esqueça todo conceito de rede social que você criou até agora. Nestas você não lerá mensagens engraçadinhas, indiretas ou pessoas comentando a novela em tempo real, mas sim encontrará maneiras de trocar o seu tempo livre, habilidades e conhecimento com pessoas que possuam a mesma intenção.

Por exemplo: se você é muito bom em culinária, pode oferecer aulas para quem precise e em troca utilizar créditos para que alguém o ajude a pintar seu apartamento, o ensine inglês ou qualquer outra coisa que esteja sendo oferecida. Simples, não?

No Brasil existem duas ótimas opções de sites de compartilhamento de habilidades, são eles o Timerepublik e Bliive. Confira abaixo:

Timerepublik – www.timerepublik.com

Cadastrando-se no site e completando o perfil inserindo suas habilidades o usuário já ganha até cinco horas em seu banco para requisitar serviços. Os talentos inscritos no site são diversos e você encontrará desde os mais comuns como guias turísticos, professores de línguas e técnicos de computador, aos mais inusitados como organizadores de armários, professores de capoeira e até ajuda doméstica.

Funciona assim: Se você quiser contratar um serviço, terá que utilizar o número de horas de seu banco e passar automaticamente para o profissional que o atenderá. Dois usuários não precisam, necessariamente, trocar serviços entre si. Ao invés disso, todos podem circular pela comunidade, ganhando ou gastando unidades de tempo.

Bliive – www.bliive.com

Outra ótima alternativa de troca de habilidades é o Bliive (pronuncia-se como a palavra inglês “Believe”). Após realizar o cadastro o usuário recebe cinco TimeMoney – a moeda virtual utilizada na plataforma – e já pode começar a solicitar os serviços oferecidos. Você pode encontrar desde pessoas à disposição para bater papo e ir ao cinema, a quem se ofereça como companhia para compras nas Ruas 25 de Março e José Paulino – grandes centros de comércio popular da cidade de São Paulo – e até psicoterapeutas!

As vantagens do site, assim como no Timerepublik, são aproveitar os serviços disponíveis, conhecer pessoas e economizar. Além disso, no Bliive, os membros da rede social também podem conceder seu tempo livre para as ONG’s cadastradas no site.

Compartilhe:

Por: Pra Onde vai Agora?

Se desta vida não se leva nada, vamos sair pelo mundo e coletar memórias de lugares maravilhosos! Pra onde você vai agora?