Veja 4 formas de o consumidor aproveitar o trabalho da PROTESTE

Produto que vem quebrado, mau atendimento e propaganda enganosa: difícil encontrar alguém que nunca tenha lidado com algum desses problemas. É por isso que existem iniciativas como a PROTESTE, associação que defende as normas do Código de Defesa do Consumidor – tanto para o lado dos produtos e serviços, que têm de seguir padrões de segurança e desempenho, quanto para o dos consumidores, que têm uma série de direitos nas compras.

O site da PROTESTE dispõe de várias informações e ferramentas para ajudar o consumidor a entender os seus direitos

Em termos práticos, há várias formas de o consumidor aproveitar o trabalho da entidade. Veja só:

Estudos

Sem fins lucrativos, apartidária e independente de governos e empresas, a PROTESTE realiza diversos estudos no mercado; e não é raro eles revelarem produtos que não estão de acordo com o que deveriam ser. Neste ano, por exemplo, eles realizaram uma análise de marcas de tapioca. Este vídeo explica como os estudos são feitos:

Dicas

O site da associação contém várias dicas para o consumidor usar no seu dia a dia – e entender melhor os seus direitos. Veja algumas delas:

Ferramentas

A entidade oferece também ferramentas para o consumidor economizar nas suas compras:

Aplicativo

A PROTESTE tem também um aplicativo que facilita o registro de queixas do consumidor. Se você for a uma loja e for mal atendido, por exemplo, pode postar uma reclamação na hora. Veja como ele funciona aqui.