10 cursos gratuitos na área de TI para fazer nas férias

Os cursos abrangem desde análise de dados, programação a segurança digital

Durante as férias, muitos aproveitam para descansar, mas o período é também uma excelente oportunidade para investir em desenvolvimento pessoal e profissional através de cursos gratuitos.

Diversas plataformas e instituições oferecem uma ampla gama de opções, desde aulas de idiomas e programação.

Os cursos abrangem desde análise de dados, programação a segurança digital
Créditos: Sean Anthony Eddy/iStock
Os cursos abrangem desde análise de dados, programação a segurança digital

Com ajuda da plataforma Eu Capacito, listamos 10 cursos gratuitos que oferecem conteúdo introdutório em diferentes áreas da tecnologia. Eles são rápidos e você tem acesso a certificado no final.

10 cursos gratuitos para fazer nas férias

1 – Noções básicas da Internet (IBM SkillsBuild)

Como o próprio nome já diz, esse curso apresenta os princípios básicos do funcionamento da Internet e da World Wide Web (WWW). São apenas três horas de conteúdo em que você terá acesso aos conceitos de nó, pacotes, portas, latência, entre outros. Clique aqui para acessar.

2 – Introdução à análise de dados da Microsoft

Neste curso, você aprenderá a importância do analista de dados para as empresas e quais são as habilidades necessárias para desempenhar essa função. Você vai aprender também como o conjunto de ferramentas e serviços são usados para gerar dados confiáveis que vão basear decisões importantes. Carga horária: 57 minutos. Para acessar, clique aqui.

3 – Dê seus primeiros passos com o C# (Microsoft)

O conteúdo desse curso é ideal para aqueles que querem aprender uma linguagem de programação, mas não sabem por onde começar. Nele você vai compreender a sintaxe básica e os processos de pensamento necessários para criar aplicativos simples. Isso tudo em apenas 3 horas e 51 minutos. Clique aqui para acessar.

4 – Venha programar em Java (Oracle)

Quais são os fundamentos da programação Java? É o que você vai aprender neste curso de seis horas de duração. Conceitos como variáveis, classes, objetos, loops, arrays e construções de decisão. Para acessar o conteúdo, basta clicar aqui.

5 – Segurança Digital – Cybersecurity Essentials (Cisco)

Um dos grandes problemas que afetam as empresas atualmente são os crimes cibernéticos. Com 30 horas de conteúdo, você vai aprender os conceitos básicos para combater esses ataques. A demanda por profissionais de segurança digital segue em alta e, ao final deste curso, você estará preparado para exercer um cargo na área. Para acessar, clique aqui.

6 – Business Intelligence (Microsoft)

O BI, como também é conhecido, combina análise empresarial, mineração e visualização de dados, ferramentas de dados e práticas recomendadas para ajudar as organizações a tomar decisões. Neste curso, você aprenderá a como usar o visual mais adequado de formatação do relatório para resolver determinado problema. A carga horária é de 5h. Clique aqui para acessar.

7 – Teste com Python (IBM SkillsBuild)

Neste curso, você vai entender os conceitos necessários para criar e executar uma estrutura de testes unitários em Python usando o Unittest. Além disso, vai aprender o que são esses testes e porque são importantes. São oito horas de conteúdo. Para acessá-lo é só clicar aqui

8 – Linux Fundamentos (FIAP)

Em 40 horas de conteúdo, você vai aprender e entender o sistema operacional Linux. Ele é considerado indispensável para qualquer profissional de TI, seja um programador, administrador de rede ou um especialista em segurança. Clique aqui para acessar o curso.

9 – Gestão de Infraestrutura de TI (FIAP)

Aqui você tem acesso a mais informações sobre sistemas. Um sistema é um conjunto de componentes interrelacionados que tem um objetivo único. Cada um desses componentes tem um papel diferente nesse sistema. Entender quais são eles, para efetuar uma gestão apropriada, é um diferencial para o profissional. São 20 horas de conteúdo e para acessá-lo basta clicar aqui.

Resolução de Problemas Técnicos (IBM SkillsBuild)

Para quando algo não ocorre como esperado é que existe esse curso. Nele, você tem acesso ao conceito de resolução de problemas, a fluxogramas, lógica e pensamento computacional na decomposição de uma questão, além de atitudes para prevenir esses mesmos problemas. Carga horária: 3 horas. Clique aqui para acessar.