10 filmes educativos que vão exercitar o seu olhar crítico

O cinema é um meio de comunicação com grande potencial informativo e didático. Utilizando-se de diversas possibilidades narrativas, os bons filmes permitem que o espectador se transporte para épocas, locais e culturas diferentes, colocando os recursos audiovisuais do cinema a serviço do processo de ensino-aprendizagem.

Com o poder de despertar emoção, reflexão e conhecimento, a sétima arte é uma preciosa ferramenta pedagógica tanto para os professores como para os pais. Por meio dos personagens e das peripécias do enredo, somos expostos a situações que exercitam o olhar crítico e dilatam nossas percepções de mundo.

Confira a lista de filmes que o blog Novos Alunos, do SEB (Sistema Educacional Brasileiro) preparou:

1. Wall-E  (2008)

Nesse longa de animação, somos convidados a acompanhar o simpático robozinho Wall-E. O ano é 2700 e o pequeno robô habita sozinho o planeta, já que a toxidez do ambiente tornou a vida orgânica inviável. Ele cumpre sua missão, como foi programado: compactar e organizar o lixo.

No dia a dia, ao recolher o entulho, acaba se tornando um colecionador. E um dos itens de sua coleção é chave para a regeneração da Terra. Cativante e encantador, o filme se encaixa no campo da educação ambiental por mostrar o esgotamento dos recursos naturais e a indolência da população com a preservação do planeta.

2. Um Sonho Possível (2009)

A narrativa começa com uma família branca ajudando um adolescente negro que vive como sem-teto. Com o tempo, tal ato acaba se convertendo em adoção. Acolhido no seio de sua nova família, Michael Oher se descobre um atleta de talento.

Porém, antes de vencer na carreira esportiva, o jovem precisa enfrentar muitos preconceitos. Durante esse percurso, Michael transforma não só sua própria vida como também a vida de todos à sua volta, enchendo-os de provas de afeto e generosidade.

3. Gênio Indomável (1997)

Gênio indomável conta a história de um jovem órfão e arrogante que tem um grande potencial intelectual. Trabalhando como faxineiro no Massachusetts Institute of Technology (MIT), é casualmente descoberto por um docente ao resolver uma complexa equação lançada como desafio aos alunos.

O contato com o professor e, posteriormente, a amizade com seu terapeuta, ajudam o rapaz a se reestruturar e finalmente desenvolver suas capacidades. O filme mostra, de forma instigante e sutil, o valor que a educação formal pode ter e, principalmente, a importância do amparo emocional na construção do indivíduo.

4. Uma Mente Brilhante (2001)

Inspirado na história real do matemático John Nash, o drama retrata a vida de um estudante solitário que é um verdadeiro gênio da matemática. Apesar de antissocial, John é tão obstinado que alcança a fama e o prestígio na carreira acadêmica ao formular uma tese revolucionária.

Sofrendo de transtornos mentais, recebe o diagnóstico de esquizofrenia. Com isso, em meio a números e alucinações, John custa a se recuperar, conseguindo voltar à vida em sociedade. É uma história de mérito e superação em que o próprio protagonista carrega na mente as causas tanto do seu infortúnio como do seu sucesso.

Gostou das dicas? Confira a lista completa no blog Novos Alunos.