10 filmes que mostram o papel de professores inspiradores

Por: Redação

Há professores que transformam a vida de seus alunos. Da educação primária às últimas etapas do ensino superior, o papel de um educador é primordial na formação acadêmica, pessoal e também profissional dos estudantes.

Essa relação já ganhou os cinemas em diversos filmes e documentários. O blog Novos Alunos, do SEB (Sistema Educacional Brasileiro), listou alguns títulos que narram histórias de superação, conquistas e conflitos. Confira só:

1. Sociedade dos Poetas Mortos (1989)

Sociedade dos Poetas Mortos
Sociedade dos Poetas Mortos

O filme, dirigido por Peter Weir, é considerado um verdadeiro clássico do gênero. A trama gira em torno do personagem de Robin Williams (John Keating), que leciona inglês em uma tradicional instituição de ensino só para garotos. Por meio de sua postura irreverente e de sua filosofia de vida, Keating consegue propor aos jovens reflexões acerca de seu papel na sociedade.

2. Mentes Perigosas (1995)

Mentes Perigosas
Mentes Perigosas

O longa de John N. Smith tem mais de duas décadas de vida, mas sua temática continua incrivelmente atual. Michelle Pfeiffer é LouAnne Johnson, uma ex-oficial da marinha norte-americana contratada como professora em uma escola da periferia. Seus alunos possuem alguns pontos em comum: QIs altos, notas ruins e péssimo aproveitamento. Durante o filme, professora e alunos trocam conhecimentos e enfrentam juntos a dura realidade local.

3. O Sorriso de Mona Lisa (2003)

O Sorriso de Mona Lisa
O Sorriso de Mona Lisa

A história do filme possui uma lógica bastante parecida com a de “Sociedade dos Poetas Mortos”. Em ambos, um professor está disposto a romper as barreiras impostas pela educação tradicional para mostrar aos estudantes a importância de correrem atrás de seu potencial, evitando uma postura conformista perante a vida. Porém, retrata um colégio exclusivo para garotas, com Julia Roberts (Katherine Ann Watson).

4. Escola de Rock (2003)

Escola de Rock
Escola de Rock

Dewey Finn, personagem de Jack Black, é um músico sem banda e endividado que assume temporariamente uma turma da quarta série em uma escola privada. Em pouquíssimo tempo, Finn detecta o talento musical de seus estudantes e resolve formar a banda que dá nome ao filme. No processo, as crianças vão adquirindo mais segurança em relação a seus interesses e a suas identidades.

5. Matilda (1997)

Matilda, personagem da atriz Mara Wilson, tem 6 anos e é extremamente inteligente. O problema é que toda essa inteligência passa completamente despercebida em casa, onde ela convive com pais mal-humorados. Na escola, sua situação não é muito melhor: a diretora da instituição tem um péssimo comportamento e é cruel com os alunos.

Para lidar com seus problemas, Matilda começa a desenvolver poderes paranormais e é ajudada por uma professora muito afetuosa, Miss Honey, que se solidariza com a situação.

Gostou das dicas? Confira a lista completa no blog Novos Alunos.