14 vantagens do período integral na escola

Neste post, vamos entender melhor as vantagens do período integral na escola. Confira !

Por: Redação | Comunicar erro

Com a vida cada vez mais atribulada dos pais, que normalmente permanecem o dia todo no trabalho, a realidade educacional brasileira vem mudando gradativamente.

Manter os filhos na escola deixou de ser um luxo e passou para o campo da necessidade. Obviamente, além da segurança e do cuidado, o período integral precisa oferecer benefícios para a formação do aluno.

Crédito: Getty ImagesÉ equivocado pensar que o período integral é simplesmente passar a responsabilidade de estar com a criança para outras pessoas e, assim, ter mais tempo para o trabalho.

Por esse motivo, muitas escolas particulares começaram a oferecer a opção de turno integral, em que os estudantes têm acesso a diversas atividades extracurriculares. Dessa forma, eles são estimulados em suas potencialidades com um acompanhamento pedagógico adequado.

Neste post, vamos entender melhor as vantagens do período integral na escola. Confira:

Período integral sem remorsos

Antes de padecer pela culpa de estar distante do filho o dia todo, é importante avaliar seus conceitos de relacionamento em família. Dizer que qualidade de tempo é mais importante que quantidade é quase um mantra que ressoa na web e rodas de conversa, mas poucos explicam a aplicabilidade dessa fórmula.

O problema, de acordo com Içami Tiba, é que apesar de todas as facilidades que as tecnologias de comunicação nos proporcionam, ainda pensamos no relacionamento pais e filhos nos moldes do século passado.

Claro que é importante jogar conversa fora, ler uma história e brincar. Mas, com alguns cliques, é possível, ao longo do dia, acompanhar as notas ou simplesmente mandar um “oi”.

Uma opção com muitos benefícios

É equivocado pensar que o período integral é simplesmente passar a responsabilidade de estar com a criança para outras pessoas e, assim, ter mais tempo para o trabalho. Na verdade é uma oportunidade de crescimento para o aluno! Essa modalidade reorganiza espaço e conteúdo, reestruturando a rotina da criança e do adolescente.

O período integral é um tempo dedicado às atividades extraclasse, que contribuem para o desenvolvimento intelectual e social das crianças, além de despertar seu interesse para diferentes áreas. Com isso, os alunos acabam desenvolvendo mais atenção às disciplinas que cursam no horário regular.

Nesse cenário, a avaliação do aluno vai além das notas. Os resultados que o estudante demonstra em artes, esportes, nas atitudes diárias, nas interações e na convivência com os demais também contam.

São muitas as vantagens para a criança e o adolescente que vivencia o contraturno em ambiente escolar. Separamos 14 benefícios que vão dar suporte à sua decisão. Alguns deles, você acompanha aqui!

1. Orienta os estudos e as tarefas

No dia a dia, o grande volume de distrações e ruídos dispersa o estudante e o desconcentra de suas atividades. Na escola em período integral, o aluno recebe orientação pedagógica especializada para organizar sua rotina. Desse modo, fica mais fácil planejar o tempo a ser dedicado a cada disciplina.

Outra vantagem para o aluno é que, com a presença diária de um pedagogo na escola, é possível desenvolver melhor o hábito de estudar, aprendendo técnicas para melhorar a concentração e assimilar o conteúdo das matérias escolares. Ao fazer as tarefas com instruções de profissionais capacitados, a criança aprende a distribuir melhor momentos de estudo e lazer.

Dessa forma, a criança aproveita adequadamente tanto a hora das obrigações como os períodos de relaxamento. Outro benefício é que, ao chegar em casa, o pequeno poderá desfrutar totalmente da companhia dos pais, uma vez que as tarefas estarão todas concluídas.

2. Aumenta o rendimento do aluno

Existe um tempo determinado para tudo no período integral: assistir às aulas, resolver questões sobre as disciplinas do dia, estudar, tirar dúvidas, praticar esportes, realizar atividades culturais e tecnológicas e desfrutar de momentos de lazer. Com a organização do tempo, proporcionando horas adequadas para cada atividade, os alunos alcançam um nível incrível de autonomia.

Nos estudos, muitos passam a procurar sozinhos por respostas a questões inerentes às disciplinas. Quando se deparam com alguma dúvida, os alunos sabem que podem contar com profissionais especializados, o que os incentiva ainda mais.

Com essa prática, observa-se uma substancial melhora no desempenho das crianças nas aulas regulamentares. A rotina bem organizada faz com que o estudante se localize no tempo, assimile bem o que está acontecendo e o que deve ser feito em cada momento.

3. Oferece diversidade de atividades

Como a escola integral tem uma carga horária extensa, os alunos são expostos a uma grande variedade de atividades ao longo do dia. E a aposta na diversidade não é à toa! A pluralidade serve para não deixar que a quantidade resulte em cansaço.

O planejamento e a variação de tarefas curriculares e extracurriculares são interessantes para os alunos. Essa tática assegura a motivação e o compromisso dos estudantes em aproveitar ao máximo tudo o que o período integral na escola oferece.

A diversidade ainda permite aos estudantes ampliarem seu universo desde a infância, com as várias opções de atividades, os ajudando a desenvolver melhor suas habilidades e talentos. Os pedagogos e psicólogos presentes na escola não só conseguem identificar as aptidões e os gostos das crianças como as incentivam a praticar aquilo pelo que têm maior empatia.

4. Proporciona tranquilidade aos pais

Pais e mães que precisam trabalhar fora o dia todo para suprir as necessidades básicas da família encontram na escola integral uma solução. É um ambiente seguro, saudável, confortável e promissor — que também resolve o problema logístico para proporcionar atividades extracurriculares para o filho ao longo do dia.

Além disso, ao optar por uma escola integral em detrimento da contratação de uma babá, os pais se libertam da dependência de um só profissional. É bom levar em consideração que o trabalho de um tutor qualificado é caro e sem os benefícios de uma infraestrutura escolar. Atrasos ou ausências deixam de ser uma preocupação. Afinal, existe todo um cronograma a ser cumprido e um projeto pedagógico a ser respeitado.

5. Viabiliza e incentiva a prática de esportes
Muitos pais se penalizam ao perceberem que seus filhos precisam (ou querem) praticar uma atividade física, mas, por questões de tempo e logística de trajeto, não podem levá-los. Além do mais, também é preciso considerar o custo adicional trazido pela matrícula em qualquer modalidade esportiva.

O período integral na escola resolve todas essas questões! Uma instituição de ensino qualificada terá à disposição da criança e do adolescente um leque de possibilidades em relação à prática de esportes, bastando apenas optar por uma (ou mais) com que o aluno se identifique.

A prática de atividades físicas desde a infância é importante não só para a saúde. Ela contribui para a melhoria da qualidade de vida física, mental, emocional e social. Outra vantagem é que as modalidades esportivas também ajudam no desenvolvimento e na aprendizagem de vários valores.

Com o esporte, as crianças aprendem a viver melhor em sociedade, atender a normas de conduta em grupo, controlar impulsos e ansiedades, fazer amizades, melhorar a coordenação motora, ser responsável e perseverante, seguir regras de forma disciplinada, cooperar e superar a timidez.

Além de todos esses benefícios, a criança também ganha em consciência do próprio corpo: a necessidade do cuidado, a compreensão dos pontos fortes e fracos e sua capacidade de superar limites.

Quer saber mais sobre o assunto ? Confira outras dicas no blog Novos Alunos. 

Compartilhe:

Tags: #Aulas
1 / 8
1
01:46
Os erros de português mais absurdos do governo Bolsonaro
A língua portuguesa não é bem o forte da gestão Bolsonaro. Vários nomes importantes do governo já escorregaram no idioma …
2
30s
Onde ou Aonde?
Responda rápido: "Onde você quer ir jantar?" ou "Aonde você quer ir jantar?". Qual a resposta correta.
3
34s
Use “anexo” corretamente
Na hora de enviar um e-mail corporativo, você sabe como escrevê-lo corretamente?
4
34s
Senão ou se não?
Aprenda quando usar o "senão" ou "se não".
5
33s
Presente do Subjuntivo
Aprenda a usar corretamente o Presente do Subjuntivo.
6
02:13
O estilista que ensina de crochê em penitenciária masculina
O projeto Ponto Firme, criado pelo estilista Gustavo Silvestre, tem como objetivo transformar a vida de detentos de uma penitenciária …
7
01:47
Como se apaixonar por Bach – Lição 10
Curso "Como se apaixonar por Bach", com o maestro e pianista João Carlos Martins.
8
01:48
Como se apaixonar por Bach – Lição 9
Curso "Como se apaixonar por Bach", com o maestro e pianista João Carlos Martins.