3 desenhos educativos para inspirar crianças e adolescentes

Neste post, trataremos de cinco desenhos educativos que trazem muito conteúdo e informação para as crianças

Por: Sistema Educacional Brasileiro Comunicar erro
menina assistindo filme educativo
Crédito: Getty Images/iStockphotoDesenhos educativos ajuda os pequenos a desenvolverem interesses e habilidades, mesmo antes de ingressar no ensino formal

Os desenhos educativos podem contribuir muito para a educação e a formação de crianças e adolescentes. A abordagem lúdica, com histórias divertidas e imagens repletas de cor, música e movimento, ajuda a passar mensagens, tanto de conteúdos específicos quanto de exemplos de comportamento.

Acompanhar seus personagens preferidos influencia os pequenos, e os pais precisam ficar atentos para essas possibilidades.

Neste post, trataremos de cinco desenhos que trazem muito conteúdo e informação para as crianças e podem integrar uma estratégia de ensino híbrido.

Aprender enquanto se diverte é muito importante, pois estimula desde cedo os pequenos a desenvolverem interesses e habilidades, mesmo antes de ingressar no ensino formal ou até mesmo reforçando-o. Para saber mais, confira as dicas!

1. Show da Luna

A simpática Luna é uma garotinha de 6 anos que ama ciência e acredita que o mundo é um grande laboratório. Junto com seu irmão Júpiter e o seu furão de estimação, Cláudia, Luna explora o mundo das inovações científicas. Ao mesmo tempo, ensina muito sobre assuntos relacionados.

2. Doutora Brinquedos

Esse elogiado desenho norte-americano conta a história de uma menininha, a Dottie “Doutora Brinquedos”, que decide ser médica, como a mãe, e “curar” seus brinquedos e bichos de pelúcia. Com a ajuda da imaginação, suas consultas “de mentirinha” viram realidade e todos os seus brinquedos saem curados do consultório.

Além de disseminar informações sobre cuidados com a saúde, Doutora Brinquedo também traz uma importante mensagem de inclusão, já que os personagens são negros.

3. Dora, a aventureira

Um dos desenhos mais populares, Dora, a aventureira é uma boa opção para instigar a curiosidade das crianças sobre o mundo, além de ensinar palavras em inglês, apresentadas com frequência nos episódios.

Dora e seu amigo Botas viajam por diversos países e trazem lições sobre cultura, amizade e educação. Além dos desenhos, também é possível conferir as aventuras da garotinha no filme da personagem.

Confira a matéria completa no blog Novos Alunos.

1 / 8
1
04:21
Weintraub usa o MEC para tentar tirar verbete da Wikipédia do ar
Uma matéria publicada pelo jornal Folha de S. Paulo mostra que o ministro da Educação, Abraham Weintraub, usou o peso …
2
01:46
Os erros de português mais absurdos do governo Bolsonaro
A língua portuguesa não é bem o forte da gestão Bolsonaro. Vários nomes importantes do governo já escorregaram no idioma …
3
02:13
O estilista que ensina de crochê em penitenciária masculina
O projeto Ponto Firme, criado pelo estilista Gustavo Silvestre, tem como objetivo transformar a vida de detentos de uma penitenciária …
4
03:24
1ª diretora trans de uma escola pública em São Paulo
Paula Beatriz de Souza é a 1ª diretora trans de uma escola pública em Sã Paulo. Ela superou preconceitos para …
5
01:08
Maior Sarau do Mundo – Lia
Participe você também do projeto do Catraca Livre que quer montar o maior sarau virtual do mundo. Clique aqui e …
6
33s
Maior Sarau do Mundo – Keila
Participe você também do projeto do Catraca Livre que quer montar o maior sarau virtual do mundo. Clique aqui e …
7
01:07
Maior Sarau do Mundo – Fernanda Beirão – A arte de perder, de Elizabeth Bishop
Participe você também do projeto do Catraca Livre que quer montar o maior sarau virtual do mundo. Clique aqui e …
8
13s
Maior Sarau do Mundo – Erika Vieira
Participe você também do projeto do Catraca Livre que quer montar o maior sarau virtual do mundo. Clique aqui e …