5 dicas para não se descabelar na hora de escolher a profissão

Por: Redação

O último ano do ensino médio é recheado de grandes descobertas, questionamentos e experiências, mas também de grandes decisões. E a mais importante delas talvez seja a escolha da profissão.

Na hora de prestar o vestibular é preciso saber muito bem qual curso escolher no momento da inscrição, já que, em muitos casos, essa é uma decisão para a vida toda. O ideal é decidir sem estresse.

Confira algumas dicas que podem te ajudar nesta fase:

1. Evite deixar para a última hora

Comece a pesquisar, ler a respeito das opções e fazer testes vocacionais a partir do primeiro ano do Ensino médio. Reservando mais tempo para isso, é possível até mesmo conhecer melhor suas aptidões e os tipos de atividades que despertam mais interesse no seu dia a dia.

As Vantagens de Ser Invisível/John Bramley
Crédito: John BramleyO último do ensino médio é recheado de desafios e decisões

2. Tome cuidado com a oposição prazer x dinheiro

Em algum momento, você se sentira obrigado a pesar sua decisão com base nesses critérios: que te fará mais feliz e o que pode render mais dinheiro.

Já parou para pensar que essas duas coisas não precisam necessariamente se excluir? Há quem sinta prazer em profissões tradicionalmente lucrativas, enquanto outras pessoas conseguem se destacar financeiramente em atividades que, ao menos a princípio, rendem menos dinheiro.

Clique aqui e confira todas as dicas no blog Novos Alunos, do SEB (Sistema Educacional Brasileiro).