5 vantagens de fazer um intercâmbio como voluntário

Se você curte aprender sobre novas culturas e ainda deixar uma marca positiva, esse é o seu tipo de intercâmbio

Explorar o mundo é uma experiência desejada por muitos, mas é bem frequente que surja a insegurança na hora do planejamento. É comum ter diversas dúvidas, principalmente, em uma primeira viagem de intercâmbio.

Mas para evitar o frio na barriga é preciso um bom planejamento e um dos primeiros passos é definir qual a finalidade do seu intercâmbio.

 5 vantagens de fazer um intercâmbio como voluntário
Créditos: Divulgação/AIESEC Brasil
 5 vantagens de fazer um intercâmbio como voluntário

Há quem queira aprender uma nova língua, quem quer fazer intercâmbio para trabalhar ou até mesmo se aperfeiçoar na área de atuação. Mas uma das opções também é o intercâmbio voluntário.

Pedimos para Juliana Almeida, especialista em viagens de intercâmbio, para compartilhar algumas vantagens desta modalidade.

1 – Atuar na área de interesse

Existem voluntariados focados em diversas áreas. É possível escolher um projeto que foque em questões de moradia e habitação, como também existe a possibilidade de ser voluntário na área educacional, articulando ações no ambiente escolar.

2 – Se inserir através de trabalhos

Essa também é uma chance de entender como funcionam determinadas áreas dentro do país escolhido. Afinal, são nessas experiências que é possível identificar quais as diferenças da cultura local em relação à sua bagagem já existente. “Estar em outro país é, sobretudo, aprender e absorver uma riqueza cultural diferente da nossa”, explica Juliana Almeida, dona da Almeida Travel.

3 – Usufrui das vantagens de uma viagem comum

Não é porque você estará oferecendo seu trabalho que não vai conseguir “turistar”. A vantagem do voluntariado é justamente o plus do trabalho voluntário, sem deixar de conhecer o destino. “Esse tipo de viagem reúne aventura, praias paradisíacas e o voluntariado. Quênia, no continente africano, é um dos destinos que possui belezas naturais e diversidade cultural”, conta a empresária.

4 – Deixar sua marca

É claro que em qualquer viagem você vai se conectar com as pessoas e trocar experiências. Mas, no intercâmbio voluntário, você deixa a sua própria marca, o seu próprio olhar. “Vivi isso na pele! Fiz o intercâmbio voluntário no continente africano e estou envolvida com algumas iniciativas até hoje”, conta Juliana.

5 – Oportunidade de ‘network’

Caminhamos cada dia mais para um mundo globalizado. Ter contatos internacionais pode ser interesse para diferentes tipos de negócios, seja para desenvolver projetos ou até mesmo para obter perspectivas diferentes, debater e explorar outros mercado. Além de que em Intercâmbios, além de reforçar o “network”, é possível fazer amigos.