7 dicas para garantir aprovação no vestibular sem estresse

Por: SEB (Sistema Educacional Brasileiro) | Comunicar erro

A vida do vestibulando não é fácil, a gente sabe. Até outro dia você tinha preocupações como tirar boas notas no primeiro semestre para ficar tranquilo o restante do ano. De repente, você precisa ter na ponta da língua a resposta para uma pergunta que ouve desde sempre: “o que você quer ser quando crescer?”. Além de ter de escolher uma carreira você ainda precisa escolher uma universidade e estudar como se não houvesse amanhã para conquistar uma vaga. Quer dizer, do dia para noite você é arremessado para o mundo adulto que não mostra nem uma plaquinha de “boas-vindas”. Enfim, se você está muito estressado com o vestibular, calma.

Um artigo do Novos Alunos, do SEB (Sistema Educacional Brasileiro) traz sete dicas para te mostrar que por mais difícil que pareça essa fase, ela não é nenhum bicho de sete cabeças. Além disso, que com uma boa dose de organização você consegue passar tranquilo no vestibular de uma ótima universidade, mas sem precisar perder a cabeça. Confira:

1) Tenha uma rotina de estudos, mas não exagere

Crédito: iStockTer um lugar tranquilo e silencioso para estudar para o vestibular é fundamental

Em momentos estressantes é comum enxergar uma situação mais problemática do que ela realmente é. Pior que o pânico gerado por não saber como lidar nos deixa simplesmente paralisados. Para resolver essa situação é ideal que você comece organizando sua agenda. Se, por exemplo, você estuda pela manhã, organize seus horários assim que você sai do colégio. Não esqueça de marcar o tempo de almoço, descanso e comece seu horário de estudos após 15h.

Organize de modo, que você estude por 50 minutos e faça uma pausa de 10 minutos, até as 19h. Depois disso, reserve um horário para outras atividades do seu dia. O sábado não pode ficar de fora do seu cronograma. Nesse dia, prefira se dedicar a conteúdos mais tranquilos, como atualidades, redação, entre outros.

Outro ponto importante é ter seu espaço de estudos. É ideal que ele seja confortável e tranquilo. Dispositivos só devem estar presentes se forem fundamentais para o aprendizado do conteúdo, caso contrário devem ficar desligados. Se você costuma usar música para se concentrar, então vale recorrer a uma playlist do Spotify. Agora se toda hora alguém vem conversar com você, não pense duas vezes e vá para uma biblioteca, uma sala de estudos ou até uma cafeteria. Desde que seja um local tranquilo onde você possa focar nos estudos.

2) Utilize mapas mentais

Crédito: iStockMapas mentais ajudam a fixar o conteúdo estudado para o vestibular

Apesar de você ter estudado tanto, às vezes dá aquele branco e você não consegue relembrar todo conteúdo aprendido. Isso pode ocorrer muitas vezes, por conta do estresse. Ele faz com que seu corpo libere o cortisol, um hormônio que ataca o hipocampo e destrói as células que atuam na recuperação de lembranças.

Para fixar todo conteúdo aprendido um técnica que pode te ajudar e muito, é utilizar mapas mentais. Já ouviu falar deles? É provável que você já tenha feito um de forma intuitiva, sem nem ao menos perceber do que se tratava. Quer aprender a fazer um?

Pegue uma folha de papel em branco (se for um A3, melhor) e escreva no centro do papel um tema, por exemplo “2ª Guerra Mundial”. Em seguida faça setas para subtemas (causas, consequências, fases, principais personagens e ideologias envolvidas). Desenvolva cada um desses itens em tópicos, da forma mais sucinta que puder, de modo que só de bater o olho depois, você se lembre do que estudou. Use e abuse de canetas coloridas e dê asas à sua criatividade.

3) Faça atividade física

Crédito: iStockPraticar esportes ajuda a aliviar o estresse do vestibular

Estudar bastante é importante, mas fazer atividade física também é fundamental. É simplesmente imprescindível que você insira na sua agenda um horário para fazer uma atividade física. E não estamos falando de um treino pesado focado em entrar para o time de futebol americano. A não ser que seu objetivo seja uma universidade no exterior e você esteja pensando em participar de um programa para atletas.

Reserve ao menos um tempo de 50 minutos até 1 hora, cerca de 3 vezes por semana. Vale caminhar no parque, nadar, dançar, jogar basquete, fazer yoga, jogar futebol, enfim o que você preferir. Fazer atividade física ajuda a aliviar o estresse, porque oxigena o corpo e incentiva a produção de serotonina, o hormônio do bem-estar.

Para conferir todos os eBooks disponíveis no portal  Novos Alunos clique aqui

Alô vestibulandos! Guia gratuito dá dicas de estudo e organização

Compartilhe: