9 passos para quem pretende fazer intercâmbio High School

Estudar fora do país, além de ajudar a impulsionar o inglês, faz com que o jovem se torne mais independente e enriqueça sua visão de mundo a partir do conhecimento de outras culturas. Os estudos no exterior podem ser realizados já durante o ensino médio, por meio de um intercâmbio High School. O blog Novos Alunos, do SEB (Sistema Educacional Brasileiro), te explica como é!

Esse programa tem o objetivo de proporcionar uma experiência em outro país para jovens de 14 a 19 anos, que terão aulas das disciplinas do ensino médio no idioma local durante um ou dois semestres. Para que essa oportunidade seja vivenciada da melhor forma possível, é necessário muito preparo e organização. Confira abaixo:

1. Estabeleça um tempo de duração

O intercâmbio High School pode ter duração de seis meses a 1 ano. Se o objetivo de estudar no exterior é ter um primeiro contato com outro país, fazer algumas disciplinas e aprimorar um pouco mais a língua estrangeira, o período de seis meses pode ser suficiente.

Entenda como funciona o intercâmbio High School
Créditos: Getty Images
Entenda como funciona o intercâmbio High School

2. Procure por bolsas de estudo para intercâmbio High School

Intercâmbios de ensino médio também oferecem possibilidades de bolsas de estudo. Existem programas de diferentes organizações que oferecem bolsas de estudo para High School – alguns inclusive arcam com 100% do valor. É o caso do AFS e do Jovens Embaixadores. Algumas agências também realizam processos seletivos com o intuito de auxiliar o período de estudos no exterior. Fique atento!

3. Procure vagas com antecedência

A procura por vagas em uma escola estrangeira precisa ser feita com, no mínimo, seis meses de antecedência. A própria instituição brasileira na qual o aluno está matriculado pode auxiliar nessa pesquisa. Outra opção é contar com a ajuda de empresas especializadas em intercâmbio.

4. Procure sua acomodação/hospedagem

Estabelecendo o tempo de duração é importante saber sobre as formas de moradia porque isso pode influenciar no seu planejamento financeiro e impactar na fluência e sistematização do uso da língua. Veja algumas formas de acomodação:

  • Homestay

O programa “Casa de Família” é uma das opções que mais gera procuras quando se pensa em acomodação em outro país. Os estudantes quando estão passando por esta etapa, já estão cientes dos benefícios que este programa pode acrescentar em seu projeto.

  • Sharehouse

Muito dos intercambistas deixam seu país engajados neste programa. Atualmente, está cada vez mais fácil encontrar lugares para morar/dividir. Nas redes sociais existem muitos grupos/comunidades de pessoas que estão compartilhando da mesma situação. Além de ter um custo menor, este programa proporciona o convívio com outras culturas, hábitos novos e muito conhecimento.

  • Campus

Várias escolas oferecem acomodação em suas próprias dependências. Nesse caso, a acomodação está localizada na própria escola ou universidade. Uma opção interessante para autonomia, fluência e o custo benefício do campus agrada muitas famílias.

Gostou? Confira o restante das dicas no site Novos Alunos.