92% dos acidentes de trânsito são causados por homens

Por: Redação
Reprodução
Crédito: AEEntre as vítimas de acidentes de trânsito os homens também são maioria

De acordo com uma pesquisa da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP, 92% dos acidentes de trânsito envolvendo consumo de bebidas alcoólicas são causados por homens. Neste percentual, 79,3% estão inseridos na categoria de baixa renda e 52,4% em situação de baixa escolaridade.

Para a pesquisadora Carla Andrea Gondim Lemos, a prevalência do sexo masculino entre as vítimas de acidentes de trânsito, principalmente aqueles que envolvem álcool, “é fruto da cultura brasileira, pois os homens apresentam comportamento mais arriscado no trânsito e consumo habitual de álcool mais frequente que as mulheres”.

O estudo, que coletou dados no Hospital Público Universitário de Uberlândia, em Minas Gerais, entrevistou 279 pessoas vítimas de acidentes de trânsito que estavam internadas nas enfermarias de traumatologia entre os meses de abril e novembro de 2013. Dessas, 63 haviam consumido álcool antes do acidente.

Entre as vítimas de acidentes de trânsito predominaram homens, 82,4%, com média de idade de 34 anos e que cursaram o ensino médio, revelou o estudo. “Quanto aos acidentes que envolveram o consumo de álcool, a maioria envolveu motociclistas, 74,9%, e 88,9% dos causadores dos problemas haviam bebido cerveja”, conta a pesquisadora. Leia a matéria completa no site da USP.