A volta dos que nunca foram: mostra no Cinusp destaca filmes “rejeitados”

Em "Breves e Inéditos", obras que não estrearam nas telas do cinema terão espaço na programação gratuita

Cena do filme “50%”, com os atores Seth Rogen e Joseph Gordon-Levitt.

A cidade de São Paulo conta com mais de duzentas salas de cinema. Aparentemente, o número parece refletir uma boa quantidade de espaços capazes de exibir filmes nacionais e internacionais. Porém, muitas obras perdem a chance de atingir ao grande público e são excluídas do circuito cinematográfico. São justamente esses trabalhos que compõem a mostra gratuita “Breves e Inéditos”, em cartaz de 15 a 26 de abril no Cinusp.

Na programação, obras que não tiveram sua chance nas telas de cinema vários motivos: desde poucas salas para um grande volume de lançamentos até o receio que paira sobre as produtoras de cinema quando estas não sentem que o trabalho renderá enorme bilheteria. Serão exibidos filmes como 50%, trabalho do diretor estadunidense Jonathan Levine – lançado em 2011, o vencedor do Festival de Cannes, Polissia, e a comédia Sem Segurança Nenhuma, que usa elementos de ficção-científica.

Veja mais detalhes sobre os trabalhos citados acima:

50%

Datas: 14/4 e 25/4
Horários: 16h e 19h, respectivamente
Direção: Jonathan Levine
Informações técnicas: EUA, 2011, cor, digital, 100′. Classificação – 10 anos.
Sinopse: Roteirista de rádio de vinte e sete anos descobre ter uma rara forma de câncer e enfrenta a doença com a ajuda de sua mãe, de uma jovem terapeuta e de seu melhor amigo, que vê em sua doença uma chance de se dar bem com as mulheres. Premiada, elogiada pela crítica e bem recebida pelo público norte-americano (onde estreou em setembro de 2011), essa comédia dramática com elenco estelar ficou inexplicavelmente de fora do circuito exibidor no Brasil – onde foi lançada diretamente em Blu-ray e DVD.

Polissia

Data: 18/4
Horário: 16h
Direção: Maïwenn
Informações técnicas: França, 2011, cor, digital, 127’. Classificação – 14 anos.
Sinopse: Fotógrafa encarregada de acompanhar a rotina da Brigada de Proteção ao Menor, em Paris, acaba se envolvendo com um dos policiais do destacamento. Investigando aliciadores de menores, pais abusivos e pedófilos, os oficiais enfrentam dificuldades para não se envolver afetivamente com os casos de que cuidam e para manter uma vida pessoal saudável. Dirigido e estrelado pela francesa Maïwenn, uma celebridade em seu país de origem, o filme passou quase desapercebidamente pelos cinemas brasileiros em setembro de 2012.

Sem Segurança Nenhuma

Datas: 15/4 e 23/4
Horários: 19h e 16h, respectivamente
Direção: Colin Trevorrow
Informações técnicas: EUA, 2012, cor, digital, 86’. Classificação – 12 anos.
Sinopse: Três funcionários de uma revista partem em uma missão para entrevistar o homem que publicou um anúncio procurando companhia para uma viagem no tempo. Enquanto o jornalista responsável pela matéria aproveita a viagem para reencontrar uma antiga paixão, a estagiária que sugeriu o tema acaba se envolvendo com o seu “objeto”.

[tab:END]

A programação completa ficará disponível no site do Cinusp.

Por Redação