Amazon: cursos online e gratuitos de em computação em nuvem; confira
O programa visa atender pessoas vulneráveis e grupos sub-representados no mercado de tecnologia
A Amazon Web Services (AWS), o serviço de computação em nuvem da Amazon, anunciou a abertura de inscrições para cursos gratuitos em nuvem com o objetivo de aumentar a diversidade. O programa é direcionado a pessoas em situação de vulnerabilidade e grupos sub-representados no setor de tecnologia.
Em colaboração com a Escola da Nuvem, a capacitação é voltada para funções básicas de computação em nuvem, abrangendo operações, suporte de infraestrutura, segurança e programação. As inscrições estão abertas e podem ser feitas neste link.

A novidade deste ano é que a Escola da Nuvem está oferecendo cursos gratuitos presenciais, com centros de ensino localizados em diversos bairros de São Paulo.
- Cientistas descobrem molécula ligada à depressão em idosos
- Ital e Unicamp estão com inscrições abertas para bolsas de estudo de pós-doc
- Quer viajar para Portugal? Descubra o melhor mês para sua viagem
- Os sinais sutis que podem indicar a deficiência de vitaminas
A capacitação em computação em nuvem (cloud computing, em inglês) é uma competência muito demandada no mercado de trabalho.
De acordo com um estudo da consultoria IDC, a lacuna de habilidades digitais está aumentando a uma taxa composta de 11,4% entre 2022 e 2025 na América Latina, e até 2026 haverá quase 2,5 milhões de novos cargos que exigirão profissionais qualificados.
Os cursos gratuitos oferecidos pela Amazon
O programa da Escola da Nuvem oferece cursos de treinamentos online e presenciais gratuitos voltados principalmente para pessoas vulneráveis e grupos sub-representados no mercado de tecnologia em todo o Brasil.
Os cursos são abertos a pessoas de todo o país, sem necessidade de conhecimento prévio de nuvem ou outras tecnologias. Até o final de 2025, a Escola da Nuvem espera ter cerca de 6 mil pessoas capacitadas, 3 mil com certificações Amazon Web Services (AWS) e mais de 2 mil encaminhadas para vagas de emprego.