Últimas notícias:

Loading...

App gratuito planeja distanciamento em salas de aula

Aplicativo fornece informações para que escolas posicionem as carteiras, visando evitar a propagação da covid-19

Por: Redação
Ouça este conteúdo

Para diminuir o risco de contágio pela covid-19 nas escolas, o software gratuito “Sala Planejada” calcula o espaço do recinto e a distância entre as carteiras para o posicionamento seguro de estudantes e professores.

O aplicativo foi desenvolvido por pesquisadores do Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de São Paulo (ICT/Unifesp) – Campus São José dos Campos, em parceria com a Universidade Estadual de Maringá (UEM) e com o Instituto Federal de São Paulo (IFSP).

Crédito: PexelsApp gratuito planeja distanciamento em salas de aula

No projeto, os gestores escolares fornecem informações sobre as dimensões da sala e das cadeiras e a quantidade necessária. Depois, o app gera sugestões de layouts para o espaço.

Apesar de ter sido criado para o planejamento de salas de aulas, é possível usar a ferramenta a outros contextos, como anfiteatros, estádios, restaurantes e salas de espera em clínicas e hospitais.

Crédito: Reprodução/Sala Planejada“Sala Planejada” fornece informações para que escolas posicionem as carteiras, visando evitar a propagação da covid-19

Os responsáveis lembram que esse programa não prevê problemas inerentes ao fluxo de aula, fundamentais para a segurança de todos. “Portanto, não pode ser utilizada isoladamente como estratégia para o retorno às atividades acadêmicas.”

Pouco depois do lançamento, “Sala Planejada”  gerou mais de 15 mil layouts de salas. O app pode ser usado por meio de smartphones, tablets, notebooks e computadores.

Compartilhe: