Veja como aprender chinês com cursos e dicas grátis e online | Catraca Livre

Veja como aprender chinês com cursos e dicas grátis e online

Falada na China por mais de 1 bilhão de pessoas, o chinês é a língua com maior número de falantes do mundo. Que tal aprender chinês?

Por: Redação

A China desperta curiosidade de pessoas de todo o mundo pela diversidade cultural ao longo de seus 5 mil anos de história.

Para quem quer conhecer e ampliar os conhecimentos sobre essa sofisticada e rica etnia, aprender chinês pode ser uma ótima ideia.

Não sabe como falar chinês ou investir na língua mandarim? Aproveite as dicas que a Catraca Livre tem para você:

Instituto Confúcio na Unesp oferece curso de chinês gratuito

O Instituto Confúcio na Unesp (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”) oferece curso de chinês gratuito para estudantes de escolas públicas do estado de São Paulo.

Além do ensino da língua, a iniciativa visa buscar por oportunidades de trabalho para seus alunos.

Ponte com lanternas chinesas e templo chinês ao fundo
Crédito: IStock/outcast85Os cursos do Instituto Confúcio na Unesp ajudam a aprender chinês e são abertos a todos os interessados

Os cursos são abertos a todos os interessados. Caso você não estude em escola pública, pode pagar o módulo semestral de 50h à vista ou em forma parcelada, para a manutenção das atividades. No entanto, são oferecidos descontos progressivos aos estudantes que indicam amigos para se matricularem.

O local integra uma rede de mais de 600 institutos presentes em 120 países, em parceria com a Universidade de Hubei, na China — de onde vem a maior parte dos professores.

Com dez anos de funcionamento completados em 2018, já atendeu até aquele ano mais de onze mil alunos.

Os interessados podem se inscrever no site do instituto, pelo e-mail secretaria@institutoconfucio.unesp.br ou pelo telefone (11) 2066-5950.

Aulas de chinês para turismo, chinês para negócios e caligrafia chinesa

Além das aulas de chinês para estudantes, o instituto oferece ainda cursos variados, como o de chinês para turismo, chinês para negócios, cultura de caracteres chineses, cultura de vestuário chinês e caligrafia chinesa. As aulas são ministradas por professores de língua e cultura chinesa do próprio instituto.

A programação dos cursos, os horários e as unidades em que são ministrados podem ser conferidos na parte “Nossos cursos” no site da instituição.

Palácio chinês
Instituto Confúcio na Unesp tem cursos de chinês para diferentes interesses

Intercâmbio na China

O Instituto Confúcio na Unesp também concede bolsas de estudo na China. Os programas de intercâmbio variam entre três semanas, seis meses, um ano e dois anos. Dependendo da modalidade, as bolsas oferecidas cobrem mensalidades, despesas de moradia, ajuda de custo e passagens aéreas.

Para participar, é necessário que o aluno esteja regularmente matriculado nos cursos de língua chinesa do instituto e atenda as exigências específicas para cada tipo de bolsa.

Conheça os cursos e confira mais informações no site do instituto.

Universidade oferece curso de chinês grátis para iniciantes

Que tal aprender o idioma mais falando do mundo sem sair de casa? O chinês, falado por mais 1,2 bilhões de nativos, é tema de curso oferecido pela Universidade de Pequim. Voltado para o público iniciante, o curso introduz à fonética e expressões cotidianas.

O objetivo do curso é proporcionar aos estudantes o entendimento básico do mandarim. As aulas abordam os vocabulários básicos do dia a dia, como troca de informações pessoais rotina, hobbies, comida, como perguntar os preços ou apresentar a cidade e o clima.

Cidade Proibida, em Pequim
Crédito: Getty ImagesFaça um curso de mandarim oferecido pela Universidade de Pequim

Além dos diálogos, os materiais de leitura selecionados e as atividades práticas tornarão o conteúdo bastante rico e variado, estimulando os interesses dos alunos. Não é necessário estudar os caracteres chineses, sendo mais fácil para acompanhar e completar o curso.

O curso é ministrado em inglês, com legendas em francês, espanhol e outras línguas. As inscrições podem ser realizadas na página do curso na plataforma de ensino on-line Coursera.

Para obter o certificado é preciso ser aprovado em todas as tarefas e testes propostos, além de pagar uma taxa em dólares. Entretanto, o curso (sem certificado) é inteiramente gratuito.

Projeto transforma caracteres do chinês em desenhos e ajuda pessoas a aprenderem o idioma

“Olá, o chinês tem mais de 20 mil caracteres para se aprender. Não é uma língua fácil. Até agora.” Assim a empreendedora ShaoLan apresenta seu projeto “Chineasy”, um sistema de vídeo que ajuda as pessoas a ler, escrever e aprender mandarim rapidamente.

A iniciativa funciona por meio de vídeos didáticos, nos quais os caracteres são apresentados e transformados em ilustrações relacionadas ao seu significado, com tradução para o inglês.

Ideograma chinês que representa a palavra "árvore"
O ideograma que representa a palavra “árvore”, traduzido para o inglês

O “Chineasy” foi financiado por meio de uma plataforma de crowdfunding, em que as pessoas colaboraram com doações.

Professora dá aulas divertidas de chinês no YouTube

Falada na China por mais de 1 bilhão de pessoas, o chinês é a língua com maior número de falantes do mundo e já desafia a dominação do inglês no sudeste asiático. Com o crescimento do poder econômico do país, o mandarim é considerado a língua do futuro.

E, mesmo hoje, algumas empresas já estão em uma verdadeira corrida atrás de funcionários que saibam falar chinês.

Então, quem está de olho em oportunidades no futuro, vale investir hoje no aprendizado. Se a grana para pagar um curso de chinês está curta, a dica é acompanhar videoaulas no YouTube. O canal Pula Muralha é um dos mais didáticos e divertidos da internet.

A criadora é a professora chinesa Liao Si, a Sisi, que mora há alguns anos no Brasil. Ela nasceu e cresceu em Yueyang, na China, onde fez mestrado na Universidade de Hubei para ensinar estrangeiros a falar mandarim.

Toda semana, ela publica vídeo novo com dicas para quem está estudando o idioma e quer conhecer melhor a cultura milenar da China.

Sisi também desenvolveu um método único para facilitar a aprendizagem dos brasileiros: um jogo de cartas com ilustrações que ensinam os ideogramas chineses de uma maneira bem intuitiva. Ou seja, um “baralho mágico” de mandarim.

Divulgação
Sisi nasceu e cresceu na China e dá aulas de chinês para brasileiros por aqui

O projeto “Cartas Mágicas de Chinês” traz um sistema que usa cartas com desenhos que representam o significado dos ideogramas, de uma maneira que fica bem mais fácil de assimilar.

Com as cartas, é possível aprender brincando. As cartas se combinam entre si e formam novas palavras, criando um game que você pode jogar sozinho ou com amigos. A caixa tem cerca de 60 cartas e formam mais de 200 palavras em chinês. Tudo isso vai estar integrado com um curso on-line.

Divulgação
Algumas das peças do baralho de cartas mágicas de chinês

Com dezenas de milhares de inscritos, o canal traz dicas de vocabulário, música, cumprimentos e também aborda o tom de voz que deve ser usado nas palavras. Vale a pena conferir:

Veja outros canais no YouTube para aprender chinês

1. Aprenda Falar Chinês

2. Aula de Chinês

3. Chinês Já

4. Mandarim Vip

Mais de 15 cursos gratuitos e on-line para aprender chinês

Flâmulas com escrita chinesa
O idioma chinês é falado na China e em mais cinco países

Se o seu negócio é estudar pelo YouTube, vai gostar de saber do que a Universia Brasil fez.

Sua equipe selecionou uma boa lista de cursos gratuitos e on-line para quem quer aprender chinês, a língua mais falada no mundo.

O idioma tem mais de um bilhão de falantes e apresenta diversos dialetos.

Formada por mais de mil universidades sócias de 23 países ibero-americanos, a Universia é uma rede de universidade de fala hispânica e portuguesa.

Confira a lista de cursos gratuitos para aprender chinês:

    1. Chinês real (em inglês)
    2. Chinês para iniciantes (em inglês)
    3. Aulas de chinês com Serge Melnyk (em inglês)
    4. Chinesepod.com (em inglês, com primeiras lições grátis)
    5. CSLPod (em inglês)
    6. Foreign Service Institute – Chinese courses (em inglês)
    7. iMandarinPod.com (em inglês)
    8. Mandarim na China (em inglês)
    9. Notícias em Chinês Devagar (em inglês)
    10. Números e Radicais (em inglês)
    11. Mandarim em um minuto (em inglês)
    12. Popup Chinês (em inglês)
    13. Chinês para Turistas (em inglês)
    14. Melnyks Chinese
    15. Memrise
    16. Radio Lingua Network

Modelos seminuas ensinam mandarim

Uma escola on-line para o ensino de mandarim está provocando polêmica — especialmente entre as feministas.

Afinal, está recrutando mulheres que se dispõe a dar aulas quase sem roupas. E mais parecem modelos do que professores. Abaixo, o primeiro vídeo do curso Sexy Mandarin, do canal Mandarin Learner.

A proposta é oferecer uma forma mais sensual e divertida de aprender chinês. Difícil de acreditar? Leia a matéria completa no site do UOL.

1
48:28
ENEM! Aulão de história na Catraca
Em ritmo de Enem, a Catraca Live, em parceria com a SAS plataforma de Educação, realizou uma série de Lives …
2
59:42
ENEM! Aulão de português na Catraca
Em ritmo de Enem, a Catraca Live, em parceria com a SAS plataforma de Educação, realizou uma série de Lives …
3
47:47
ENEM! Aulão de matemática na Catraca
Em ritmo de Enem, a Catraca Live, em parceria com a SAS plataforma de Educação, realizou uma série de Lives …
4
04:21
Weintraub usa o MEC para tentar tirar verbete da Wikipédia do ar
Uma matéria publicada pelo jornal Folha de S. Paulo mostra que o ministro da Educação, Abraham Weintraub, usou o peso …
5
01:46
Os erros de português mais absurdos do governo Bolsonaro
A língua portuguesa não é bem o forte da gestão Bolsonaro. Vários nomes importantes do governo já escorregaram no idioma …
6
02:13
O estilista que ensina de crochê em penitenciária masculina
O projeto Ponto Firme, criado pelo estilista Gustavo Silvestre, tem como objetivo transformar a vida de detentos de uma penitenciária …
7
03:24
1ª diretora trans de uma escola pública em São Paulo
Paula Beatriz de Souza é a 1ª diretora trans de uma escola pública em Sã Paulo. Ela superou preconceitos para …
8
28s
Maior Sarau do Mundo – Fernanda Miranda
Participe você também do projeto do Catraca Livre que quer montar o maior sarau virtual do mundo. Clique aqui e …