Governo da Austrália anuncia bolsas de estudo para brasileiros

Destination Australia Program oferece bolsas que contemplam desde o ensino técnico profissionalizante, até cursos de bacharelado, mestrado e doutorado

Por: Redação

Viver na Austrália deve ser incrível, né? Seria ainda melhor se você tivesse a chance de ir com um apoio financeiro para estudar. É por isso que o governo da Austrália anunciou, por meio de seu Departamento da Educação, a criação do Destination Australia Program.

A iniciativa concede bolsas de estudos voltadas aos públicos nacional e internacional. Ao todo, são 35 universidades e instituições de ensino técnico profissional vinculadas, que compartilharão suas rotinas acadêmicas e receberão os bolsistas selecionados a partir do próximo ano.

Crédito: IStock/simonbradfieldImagem de Sydney, uma das maiores cidades da Austrália

Os brasileiros que têm interesse em participar podem se candidatar às bolsas. Para isso, é necessário procurar diretamente as instituições de ensino participantes. Cada unidade educacional é responsável em determinar as suas regras para a seleção dos candidatos e as formas de administração das bolsas.

A lista das entidades envolvidas está disponível no site do Departamento de Educação. De acordo com o governo australiano, o país possui 25.604 alunos brasileiros residentes, sendo o Brasil, o 4º maior mercado na Austrália em número de matrículas, principalmente em cursos de inglês e profissionalizantes.

As melhores cidades para estudar na Austrália

Para o Conselheiro de Educação da Embaixada da Austrália, Mathew Johnston, o Destination Australia Program se destaca pelas vivências que oferecerá a públicos distintos. “Além do contato com o universo cultural e educacional do país, o interessado poderá ter acesso a novas oportunidades de emprego, e participará ativamente da produção do conhecimento científico da Austrália, que envolve, principalmente, as áreas de agricultura, ciência marinha e medicina tropical”.

Benefícios da bolsa de estudos

Aos selecionados, o programa oferecerá uma bolsa anual no valor aproximado de R$ 42.900 (AU$15.000, em dólar australiano). Esta quantia poderá ser usada na gestão da mensalidade do curso, acomodação, alimentação, e outros custos de vida. O programa oferece bolsas que contemplam desde o ensino técnico profissionalizante, até cursos de bacharelado, mestrado e doutorado.

A Austrália é o terceiro maior destino para estudantes no exterior, por conta da qualidade educacional e das suas possibilidades de empregabilidade. “Criamos o Destination Australia Program para aproximar organizações australianas da população internacional, gerando assim, uma rede de conhecimento plural. O nosso objetivo é destacar as instituições de ensino que se encontram em áreas mais regionais e remotas da Austrália, para que elas possam difundir suas produções acadêmicas globalmente”, detalha Johnson.

Para saber mais informações sobre o projeto, acesse a página oficial do Destination Australia Program. 

1
Crise na Educação: o Enem, o Sisu e a demissão inesperada no Sesu
Crise na Educação: o Enem, o Sisu e a demissão inesperada no SesuAs últimas semanas foram carregadas de incertezas e …
2
Enem: após confusão, MEC corrige notas e libera inscrição no Sisu
O ministro da Educação,  Abraham Weintraub, publicou um vídeo em sua conta no Twitter com novas explicações para as inconsistências …
3
Baixa na Educação: MEC decide tirar TV Escola do ar
O Ministério da Educação (MEC) decidiu não renovar o contrato com a TV Escola, canal educativo com 25 anos de …
4
48:28
ENEM! Aulão de história na Catraca
Em ritmo de Enem, a Catraca Live, em parceria com a SAS plataforma de Educação, realizou uma série de Lives …
5
59:42
ENEM! Aulão de português na Catraca
Em ritmo de Enem, a Catraca Live, em parceria com a SAS plataforma de Educação, realizou uma série de Lives …
6
47:47
ENEM! Aulão de matemática na Catraca
Em ritmo de Enem, a Catraca Live, em parceria com a SAS plataforma de Educação, realizou uma série de Lives …
7
04:21
Weintraub usa o MEC para tentar tirar verbete da Wikipédia do ar
Uma matéria publicada pelo jornal Folha de S. Paulo mostra que o ministro da Educação, Abraham Weintraub, usou o peso …
8
01:46
Os erros de português mais absurdos do governo Bolsonaro
A língua portuguesa não é bem o forte da gestão Bolsonaro. Vários nomes importantes do governo já escorregaram no idioma …