Audiolivros gratuitos: onde e como baixar os famosos ‘audiobooks’

Sem tempo na rotina para ler um livro? Entenda por que esse tipo de leitura pode facilitar sua vida

Por: Redação | Comunicar erro

Devido à rotina corrida, às vezes, precisamos abrir mão de pequenos prazeres da vida, como ver um filme no cinema, conhecer um museu ou ler um livro.

No caso desse último, uma alternativa nascida no século passado tem ganhado espaço no cotidiano de muitas pessoas, e te mostraremos como consegui-lo sem pagar nada com os audiolivros gratuitos.

Originalmente chamados de audiobook (em inglês), essa mídia foi criada entre as décadas de 1980 e 1990, e oferece  conteúdos de livros narrados por contadores de história profissionais que, no início, só eram encontrados em CDs e fita cassetes.

Audiobook animação

Além dos narradores, audiolivros mais desenvolvidos contam com mais de uma voz, efeitos e trilha sonora, como as radionovelas do século XX, que ajudam a criar um universo imaginário da cabeça de quem ouve a história.

Se você está sem tempo, cansado de só ouvir músicas na volta do trabalho ou em uma viagem, e quer ampliar o repertório de livros, o audiobook é a opção perfeita!

Homem gravando audiolivro
Crédito: iStock | machineheadzAudiolivros são narrados por contadores de história profissionais para ajudar na magia da leitura

Audiolivro é inclusão

Além da praticidade, esse modelo de livro aproxima o conhecimento de pessoas cegas ou disléxicas, já que a leitura visual deixa de ser exigida para a absorção da informação.

Muitas vezes, o audiolivro é comparado ao “livro falado”, muito utilizado por pessoas com essas condições.

Contudo, enquanto o primeiro pode conter vozes dramatizadas, sonoplastia e músicas, o segundo propõe uma versão bem aproxima da leitura das palavras, obedecendo fielmente regras de impostação de voz e pontuação, pois acredita que somente o ouvinte deve construir os sentidos do que está sendo lido.

Homem ouvindo audiolivro
Crédito: iStock | dusanpetkovicEstá na correria e sem tempo para leitura? Audiobooks ajudam a aproveitar melhor os períodos livres

Mercado de audiobooks

No Brasil, o mercado dos audiobooks ainda está em expansão, porém, segundo a Associação de Editoras Norte-Americanas (Association of American Publishers), entre 2012 e 2015, a venda do item cresceu cerca de 85% só nos Estados Unidos.

Considerando apenas o último ano da pesquisa, o mercado do audiolivro vendeu aproximadamente 1,77 bilhões de dólares, com quase 36 mil títulos lançados.

Muito se deve à dinâmica promovida pelos smartphones, que, com um simples clique, disponibiliza obras clássicas a qualquer pessoa interessada.

Neste momento no qual a informação é passada e absorvida muito rapidamente, o formato de livro fica sedutor, já que, dessa maneira, muitas pessoas conseguem aproveitar tarefas mecânicas para apreciar uma boa leitura.

Mulher ouvindo audiolivro
Crédito: iStock | aleksandarnakicOs smartphones influenciaram muito no crescimento do mercado de audiolivros

Não acho que vou conseguir ouvir um audiolivro, e agora?

Muitas pessoas, no entanto, encaram com desconfiança em experimentar os audiolivros, muito pela associação da leitura à visão e também ao momento agradável de ter um livro em mãos.

Se você tem dúvidas quanto a esse tipo de mídia, lembre-se que absorver palavras e interpretá-las é uma tarefa multissensorial, que não depende apenas da visão.

Obviamente, a cognição pode ser afetada caso a leitura seja feita em paralelo a outra atividade, mas não descarta sua relevância.

Para aqueles que estudam outras línguas e querem aperfeiçoar suas habilidades auditivas, incluir os audiolivros na rotina pode turbinar seu aprendizado.

Caso experimente um audiobook e, mesmo tentando criar o hábito de ouvi-lo, você não se acostumar, não se estresse! A compreensão do que é ouvido varia de pessoa para pessoa, principalmente entre aquelas que se distraem facilmente e outras de rápida concentração.

Audiobooks
Crédito: iStock | robcartorreApesar de parecer estranho, ouvir um livro é tão relevante quanto lê-lo

Ok, onde encontrá-los?

Você deve estar se perguntando onde encontrar opções de audiolivros, certo? Assim como o Netflix e o Spotify, existem plataformas de streaming especializadas nesse serviço, como é o caso das Ubook e Audible.

Porém, essas empresas exigem assinaturas para permitir a leitura de seus livros. Como a grana anda curta, nada melhor que opções mais acessíveis, certo?

Foi por isso que a Catraca Livre listou 10 sites e aplicativos para ouvir e baixar audiolivros gratuitos e curtir o melhor que a literatura pode proporcionar. Olha só:

Os audiolivros presentes, que antes só poderiam ser retirados por pessoas com deficiência visual, agora podem ser ouvidos por todos. Saiba mais sobre a Biblioteca de SP.

Apesar exigir assinatura paga, o site disponibiliza opções gratuitas em português.

Assim como o Tocalivros, a plataforma dispõem de livros não pagos para leitura.

De autoajuda e espiritualidade a negócios e filosofia, o blog dispõem de livros para todos os gostos.

Centenas de livros no formato MP3 ou M4B (formato para iPod).  Você pode encontrar obras de grandes nomes como Jane Austen, Virginia Wolf e James Joyce, entre outros.

Conta com obras em inglês, português e alemão. Autores como Edgar Alan Poe e Charles Dickens estão disponíveis em um acervo de mais de dois mil audiolivros gratuitos.

Também conta com obras em áudio e digitalizadas.

Tem como objetivo fazer com que todas as obras literárias disponíveis em domínio público estejam disponíveis também em formato de áudio gratuitamente.

Conta com mais de cinco mil obras, com arquivos em áudio e materiais em vídeo.

Contos de fadas, mitos e lendas de diferentes lugares do mundo ficam disponíveis em inglês.

1 / 8
1
30s
Onde ou Aonde?
Responda rápido: "Onde você quer ir jantar?" ou "Aonde você quer ir jantar?". Qual a resposta correta.
2
34s
Use “anexo” corretamente
Na hora de enviar um e-mail corporativo, você sabe como escrevê-lo corretamente?
3
34s
Senão ou se não?
Aprenda quando usar o "senão" ou "se não".
4
33s
Presente do Subjuntivo
Aprenda a usar corretamente o Presente do Subjuntivo.
5
02:13
O estilista que ensina de crochê em penitenciária masculina
O projeto Ponto Firme, criado pelo estilista Gustavo Silvestre, tem como objetivo transformar a vida de detentos de uma penitenciária …
6
01:47
Como se apaixonar por Bach – Lição 10
Curso "Como se apaixonar por Bach", com o maestro e pianista João Carlos Martins.
7
01:48
Como se apaixonar por Bach – Lição 9
Curso "Como se apaixonar por Bach", com o maestro e pianista João Carlos Martins.
8
01:30
Como se apaixonar por Bach – Lição 8
Curso "Como se apaixonar por Bach", com o maestro e pianista João Carlos Martins.