Biblioteca Digital do Senado disponibiliza mais 260 mil documentos

Biblioteca digital possui obras raras com mais de 300 anos

Mais de 260 mil documentos, incluindo obras raras com mais de 300 anos, estão disponíveis para consulta no acervo digital da Biblioteca do Senado. A Coleção Digital de Obras Raras reúne também diversas revistas e manuscritos históricos do Brasil.

São 916 obras raras e valiosas digitalizadas, dentro da coleção específica que possui 7.548 volumes. De acordo com o site do Senado, as obras foram restauradas e estão à disposição de qualquer pessoa conectada à Internet. Os arquivos digitais reproduzem fielmente todas as características das obras.

Entre as obras de destaque disponíveis para consulta estão o “Novvs Orbis seu Descriptionis Indiae Occidentalis”, de Johannes de Laet, datado de 1633; e a “Revista Moderna”, impressa em Paris a partir de 1897.

Em breve serão incluídos outros títulos como o jornal ilustrado “Don Quixote”uma publicação de sátira política, editada e ilustrada por Angelo Agostini, que circulou entre 1895 e 1903.

Para acessar a Biblioteca Digital do Senado não é necessário nenhum tipo de cadastro, basta acessar o portal e informar o nome do autor, título ou assunto procurados. A pesquisa avançada também permite selecionar a coleção – entre livros, legislação em texto e áudio, jornais e revistas e documentos diversos.