Bolsas de estudo para estudar na Alemanha, veja como conseguir

Bolsas de estudos para quem quer aprender o idioma alemão, para quem já tem a graduação e quer se especializar, ou até mesmo para artistas

Um dos países mais desenvolvidos da Europa – e do mundo – a Alemanha está entre os principais destinos para estudantes que querem se aventurar com novas experiências. Conseguir uma bolsa de estudo na Alemanha é o sonho de muitos jovens.

No Brasil, existem algumas instituições que oferecem opções de bolsas de estudos para quem quer morar na Alemanha. Pós-graduação, cursos de idiomas, cursos extracurriculares. Há diversas opções diferentes que comportam todas as faixas etárias entre estudantes.

Portão de Brandemburgo na Alemanha
Crédito: iStock/narvikkPortão de Brandemburgo, em Berlim, Alemanha

Pensando nisso, a Catraca Livre fez uma seleção de três instituições que de vez em quando oferecem bolsas de estudo na Alemanha. É importante ficar de olho nos sites e acompanhar os editais, sempre atentando-se às condições para se candidatar às bolsas. Confira:

CAPES: Bolsas de estudo para ensino superior na Alemanha

A Fundação CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) é vinculada ao MEC (Ministério da Educação) para promover a expansão e a consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em todos os estados do Brasil.

Se você já possui o diploma da graduação, essa é a melhor instituição para verificar a existência de programas de pesquisa na Alemanha e conseguir a tão sonhada bolsa de estudo.

Para se inscrever nos editais, a CAPES passou a exigir de todos os candidatos e beneficiários dos programas de fomento da Diretoria de Relações Internacionais o registro no ORCID.

Para acompanhar o lançamento de novas bolsas de estudo na Alemanha, acesse o site.

DAAD: Bolsas para intercâmbios na Alemanha

A DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico) coordena programas de bolsas de estudos oferecidos a estudantes de mais de 100 países, a fim de promover intercâmbios acadêmicos e científicos.

A DAAD é a opção mais versátil, que abrange possibilidades tanto para quem quer fazer um curso de idiomas na Alemanha, quanto para quem quer fazer pesquisa de doutorado, por exemplo.

Bandeira da Alemanha

Mozarteum Brasileiro: Bolsas para artistas

O Mozarteum Brasileiro é uma associação cultural que visa a produção, a valorização e a difusão da arte e da cultura, por meio da organização e da promoção de espetáculos de música, dança e teatro, por exemplo.

O Mozarteum é a opção para quem é artista no Brasil, e busca por uma especialização na Alemanha. A instituição detém o programa Canto em Trancoso, que reúne bolsistas de vários estados brasileiros. Eles participam de aulas gratuitas de interpretação e técnica vocal com importantes professores, durante uma semana.

Os bolsistas que mais se destacam são selecionados para um período adicional de estudos na Alemanha. Nesta quinta edição do programa, os vencedores da bolsa irão para Chorakademie Lübeck em 2020.

Compartilhe:

1 / 8
1
30s
Onde ou Aonde?
Responda rápido: "Onde você quer ir jantar?" ou "Aonde você quer ir jantar?". Qual a resposta correta.
2
34s
Use “anexo” corretamente
Na hora de enviar um e-mail corporativo, você sabe como escrevê-lo corretamente?
3
34s
Senão ou se não?
Aprenda quando usar o "senão" ou "se não".
4
33s
Presente do Subjuntivo
Aprenda a usar corretamente o Presente do Subjuntivo.
5
02:13
O estilista que ensina de crochê em penitenciária masculina
O projeto Ponto Firme, criado pelo estilista Gustavo Silvestre, tem como objetivo transformar a vida de detentos de uma penitenciária …
6
01:47
Como se apaixonar por Bach – Lição 10
Curso "Como se apaixonar por Bach", com o maestro e pianista João Carlos Martins.
7
01:48
Como se apaixonar por Bach – Lição 9
Curso "Como se apaixonar por Bach", com o maestro e pianista João Carlos Martins.
8
01:30
Como se apaixonar por Bach – Lição 8
Curso "Como se apaixonar por Bach", com o maestro e pianista João Carlos Martins.