Conheça brincadeiras inteligentes para pais e filhos

Essas práticas têm a função de entreter e de desenvolver funções cognitivas

O termo “brincadeiras inteligentes” ganhou força nos últimos anos, estimulado principalmente por pedagogos e psicólogos, devido aos benefícios que essas práticas proporcionam às crianças. Com elas, os pequenos se divertem e desenvolvem competências que ajudarão na escola e na vida.

Conheça brincadeiras inteligentes para pais e filhos
Créditos: Kindel Media/Pexels
Conheça brincadeiras inteligentes para pais e filhos

O blog Novos Alunos, do Grupo SEB (Sistema Educacional Brasileiro), fez uma lista com alguns exemplos dessas atividades que podem ser exploradas em casa. Acompanhe e saiba mais:

Jogos de tabuleiro

Iniciamos com o jogo de tabuleiro, que é um dos exemplos mais clássicos que mostram a importância do brincar coletivamente. Por existirem vários modelos, não há só uma forma de jogá-los. Tudo dependerá dos objetivos de cada um (conquistar o maior número de peças, avançar todas as casas, ganhar os itens colecionáveis etc.).

O ponto alto dessa brincadeira é que as crianças precisam utilizar o raciocínio, tanto lógico quanto abstrato, para antecipar os movimentos do(s) oponente(s), montar estratégias para sair na frente, traçar formas de recuperação e ainda pensar em contragolpes que impeçam a sua derrota. Ou seja, é ação do início ao fim, para deixar a mente dos seus filhos mais ativa, ágil, intuitiva e perceptiva.

Jogos de tabuleiro podem ser uma das brincadeiras inteligentes para serem jogados entre pais e filhos
Créditos: Suzy Hazelwood/Pexels
Jogos de tabuleiro podem ser uma das brincadeiras inteligentes para serem jogados entre pais e filhos

Qual é a música?

Além dos jogos de tabuleiros já mencionados, também há o quiz de “qual é a música?”. A dinâmica consiste em tocar, por alguns segundos, o instrumental de alguma canção que as crianças já tenham escutado mais de uma vez ou até mesmo aquelas melodias com as quais os seus filhos já estejam familiarizados.

A partir daí, eles precisam descobrir de que música se trata sem pistas extras. Esse é um jogo que, como você já deve ter percebido, trabalha bastante a memória. Outro ponto interessante é que pode ser desenvolvido facilmente em duplas, trios ou mesmo grupos, quando todas as crianças da família estão reunidas, o que o torna ainda mais divertido e emocionante.

Adivinhação

Por fim, temos a adivinhação, a qual requer que os pequenos tenham a habilidade de interpretar o que é dito. Ela pode ser colocada em prática por meio de três ou quatro características que remetam a alguma coisa ou pessoa que a criança conheça.

A cada dica dada por você, a criança tem uma chance de dizer o que acha que é, com base na interpretação que fez. Se errar, é a vez de outra criança tentar acertar por meio das pistas.

Se todas as chances forem usadas e ninguém descobrir do que se trata, você revela qual é a resposta correta. Por exemplo, as dicas podem ser: macaco, natureza, espaço fechado e visitas. Todas essas dicas se referem a um local existente em muitas cidades: o zoológico.

Quer saber mais sobre as “brincadeiras inteligentes”? Acesse Novos Alunos e descubra!


Grupo SEB

Além do blog, que trata sobre assuntos como educação bilíngue, período integral, ensino médio, vestibulares e Enem, você pode acompanhar o conteúdo do SEB por meio da página no Facebook , no perfil no Instagram e no canal do Youtube.