Circo é tema discutido em filmes e debates na Galeria Olido

Teófanes Silveira (Palhaço Biribinha) participa do debate sobre o filme “O Palhaço”, de Selton Mello, que acontece na Galeria Olido

Nos dias 20, quarta, às 19h, e 25, segunda, às 17h, a Galeria Olido recebe dois eventos especiais para os amantes do circo e do cinema: o “Cine Circo Comentado”, com projeção de filmes que abordam a temática do picadeiro, e “O Circo e a Moda”, que fala sobre a importância do figurino circense. A entrada é totalmente Catraca Livre.

Pensando na relação antiga entre o circo e o cinema, o Centro de Memória do Circo, em parceria com o Departamento de Expansão Cultural, faz uma nova edição do “Cine Circo Comentado”. Além da exibição dos filmes, o programa promove debates entre artistas e autores das projeções. Para abrir o ciclo, os atores e palhaços Domingos Montagner (palhaço Agenor) e Teófanes Silveira (palhaço Biribinha) debatem sobre o filme “O palhaço”, de Selton Mello.

Já em “O Circo e a Moda – Benjamim de Oliveira, um dandy de sua época”, o público pode conferir um debate que o Centro de Memória do Circo realiza para abordar e refletir sobre a importância do figurino circense. Focado na figura de Benjamim de Oliveira, um verdadeiro dandy, e mediado por Verônica Tamaoki, o bate-papo conta com a professora e doutora Ermínia Silva, autora do livro “Circo-Teatro: Benjamim de Oliveira e a teatralidade circense no Brasil”, e o estilista Rodrigo Fraga, autor da coleção “Para Benjamin”.

O  Centro de Memória do Circo é a primeira instituição brasileira consagrada exclusivamente à memória do circo. Localizado num dos principais pontos de referência desse gênero artístico no Brasil, o Largo do Paissandu, o instituto tem como principais metas preservar, registrar, pesquisar e difundir a aventura do circo pelo país.

Confira abaixo algumas fotos dos artistas que participam dos debates: