CORONAVÍRUS
Tudo o que você precisa saberÚltimas notícias e tudo que você precisa saber

Como a infraestrutura educacional influencia no aprendizado do aluno

As instalações da escola são cruciais para proporcionar um ambiente agradável e estimulante, uma vez que o aluno passa boa parte dos seus dias ali

Por: SEB (Sistema Educacional Brasileiro)

Contar somente com bons professores, uma diretoria eficaz e alunos engajados não é o suficiente para obter bons resultados em uma instituição de ensino. Ter uma boa infraestrutura educacional e um planejamento consistente e dinâmico também são fatores fundamentais para assegurar um bom desempenho, tanto no aprendizado, quanto na formação integral do aluno.

Segundo o blog Novos Alunos, do SEB (Sistema Educacional Brasileiro, o conceito de infraestrutura escolar compreende desde os itens básicos, como o fornecimento de energia elétrica, água, manutenção e limpeza dos ambientes, salas bem equipadas com móveis confortáveis e pátios de convivência, até espaços dedicados ao apoio didático.

Crédito: IStock/WavebreakmediaUma infraestrutura adequada para receber estudantes com diferentes necessidades faz parte da escola inclusiva

Basicamente, as instalações da escola são cruciais para proporcionar um ambiente agradável e estimulante, uma vez que o aluno passa boa parte dos seus dias, por anos, nesse local. Assim, é imprescindível que as instituições busquem unir funcionalidade e aconchego.

Fornecendo recursos que auxiliam na aprendizagem

Os alunos, em suas diferentes faixas etárias, estão cada vez mais exigindo novos recursos didáticos. Afinal, com o avanço da tecnologia, eles também têm a necessidade de participar de aulas dinâmicas e tecnológicas para se sentirem motivados.

Portanto, as instituições de ensino devem investir em tecnologia e, simultaneamente, na capacitação dos professores, visto que é preciso ter mais do que conhecimento amplo sobre a disciplina, para que seja possível explorá-la a partir de uma nova perspectiva.

Os recursos tecnológicos precisam estar presentes em sala de aula. O uso de aparelhos eletrônicos — como tablets, notebooks e celulares — durante as aulas é uma necessidade que cresce juntamente com a evolução intelectual e cognitiva dos próprios estudantes. Nesse cenário, os educadores precisar estar cientes de que a educação tradicional, que utiliza apenas o livro didático e a lousa, não é mais suficiente para a realidade dos alunos das novas gerações.

Nesse sentido, fornecer recursos inovadores é essencial para estimular e engajar os estudantes, aumentando sua conexão com os conteúdos e facilitando o processo de aprendizagem.

O laboratório de informática, por exemplo, se torna um espaço indispensável dentro do ambiente escolar. Afinal, os alunos estão cada vez mais deixando de lado a antiga cartolina para usar o computador nas atividades propostas pelos professores, desenvolvendo-as usando programas como o Word, o Power Point, o Excel e outros.

Atividades pedagógicas mais interativas

Com tantos recursos tecnológicos, atividades interativas e estimulantes tornam-se uma realidade mais alcançável. É desejável que o aprendizado não aconteça apenas dentro da sala de aula, mas também ocupe outros espaços dentro da escola.

As salas-ambientes, locais específicos para criações artísticas e leituras, bem como os laboratórios de informática, ciência e robótica, por exemplo, possibilitam a execução de atividades pedagógicas que estimulam ainda mais o contato com o conteúdo ensinado. Em outras palavras, o aluno é estimulado a aprender também através da prática.

O processo de aprendizagem torna possível a motivação dos alunos — e sabemos que, quanto mais motivados, maiores são as chances de retenção de conhecimento e de participação nas atividades.

Garantindo a acessibilidade e a inclusão

Com as políticas de inclusão determinadas para crianças e adolescentes com alguma necessidade especial, seja ela de natureza física ou cognitiva, é necessário que as escolas estejam devidamente preparadas para recebê-los. E isso compreende todos: os educadores, os funcionários e as demais pessoas que fazem parte da comunidade escolar.

Oferecer uma infraestrutura adequada para receber estudantes com diferentes necessidades faz parte da escola inclusiva. É necessário planejar rampas de acesso, que permitem melhor locomoção nas áreas externas e internas da instituição; oferecer equipamentos especiais, como computadores personalizados para cegos; além de possuir professores preparados para o atendimento  a todos que possuam alguma necessidade.

Quando há acessibilidade e inclusão, a escola assegura que todas as crianças e jovens tenham as mesmas oportunidades de ensino, independentemente de qualquer limitação física ou intelectual que possa trazer inicialmente consigo.

Facilitando a concentração dos alunos

Os ambientes com estrutura adequada para o ensino, como a biblioteca ou a brinquedoteca, facilitam a concentração dos alunos e, consequentemente, a absorção do aprendizado.

A biblioteca é um dos locais mais importantes de qualquer escola. Nela, os estudantes aprendem o significado de certas responsabilidades, como o cuidado com os livros e o respeito ao silêncio. Em retribuição, esse local deve ser atrativo, confortável e deve favorecer a concentração nos estudos.

Muitas escolas modernas também disponibilizam uma biblioteca virtual, que é bastante interessante e aderente aos alunos da nova geração. Esse ambiente é composto por um acervo tão completo quanto o físico, e ainda com um bônus: além de livros, ela traz outros tipos de materiais, como vídeos e áudios, que deixam a aprendizagem mais dinâmica e atrativa.

Esses novos modelos, mais próximos do cotidiano dos estudantes, constituem uma rica fonte de aprendizado, ratificando o quanto é importante a escola unir o ensino ao lúdico, fazendo com que os alunos compreendam que é possível aprender se divertindo.

Quer aprender mais? Continue lendo no blog Novos Alunos.

1
9 passos para escrever um roteiro impecável
Escrever roteiro de um filme pode ser uma tarefa desafiadora: exige criatividade, dedicação e persistência para que ideias maturem.Roteiristas profissionais …
2
Crise na Educação: o Enem, o Sisu e a demissão inesperada no Sesu
Crise na Educação: o Enem, o Sisu e a demissão inesperada no SesuAs últimas semanas foram carregadas de incertezas e …
3
Enem: após confusão, MEC corrige notas e libera inscrição no Sisu
O ministro da Educação,  Abraham Weintraub, publicou um vídeo em sua conta no Twitter com novas explicações para as inconsistências …
4
Baixa na Educação: MEC decide tirar TV Escola do ar
O Ministério da Educação (MEC) decidiu não renovar o contrato com a TV Escola, canal educativo com 25 anos de …
5
48:28
ENEM! Aulão de história na Catraca
Em ritmo de Enem, a Catraca Live, em parceria com a SAS plataforma de Educação, realizou uma série de Lives …
6
59:42
ENEM! Aulão de português na Catraca
Em ritmo de Enem, a Catraca Live, em parceria com a SAS plataforma de Educação, realizou uma série de Lives …
7
47:47
ENEM! Aulão de matemática na Catraca
Em ritmo de Enem, a Catraca Live, em parceria com a SAS plataforma de Educação, realizou uma série de Lives …
8
04:21
Weintraub usa o MEC para tentar tirar verbete da Wikipédia do ar
Uma matéria publicada pelo jornal Folha de S. Paulo mostra que o ministro da Educação, Abraham Weintraub, usou o peso …