Últimas notícias:

Loading...

Como inspirar (e não pressionar) estudantes a escolher um curso superior

Enem, vestibulares, cursos técnicos, intercâmbio... as primeiras escolhas da vida não são fáceis

Por: SEB (Sistema Educativo Brasileiro)
Ouça este conteúdo

Adolescentes, que já costumam ter diversas questões pessoais em mente, podem apresentar dificuldade em decidir qual o curso superior ingressar. Por isso, o blog Novos Alunos, do Grupo SEB (Sistema Educacional Brasileiro), reuniu dicas para ajudar nesse passo importante para os jovens.

Crédito: Catia Noronha | blog Todas as Mães em ViagemComo inspirar (e não pressionar) estudantes a escolher um curso superior

Ajude a avaliar as opções

Ter acesso a uma avalanche de informações pode ser uma bênção e uma maldição! Com tantas opções de faculdades é fácil ficar indeciso. Nesse processo, é primordial saber garimpar dados e procurar boas referências. Pais podem ajudar seus filhos nessa pesquisa, mostrando como avaliar os prós e contras de cada curso para refinar suas possibilidades.

É possível iniciar esse processo mais cedo, ensinando os adolescentes a avaliarem variáveis em outros espectros da vida. Na visão de Augusto Cury, eles “devem também participar das decisões familiares, como a compra do carro, o roteiro das viagens, a ida a restaurantes, e até no orçamento familiar. Precisam aprender a fazer escolhas. Assim aprenderão uma dura lição: toda escolha implica perdas e ganhos”.

Incentive o autoconhecimento

Para escolher a carreira ideal, é importante saber das capacidades e potencialidades como também das dificuldades e fraquezas. Para quem está em processo de consolidação da personalidade, conhecer a si próprio pode não ser tão simples. Alguns limites ainda não foram testados e desafios nem sonhados.

Nessa jornada, ninguém melhor que a família para ajudar! Você conhece bem seu filho e sabe de fato do seu desenvolvimento que ele sequer se lembra. É o momento de valorizar as características positivas que lhe fogem à percepção e ser realista quanto às dificuldades.

Quer saber mais? Acesse o site Novos Alunos e conheça 5 passos inspiradores para escolher um curso superior.


Grupo SEB

Além do blog, que trata sobre assuntos como educação bilíngue, período integral, ensino médio, vestibulares e Enem, você pode acompanhar o conteúdo do SEB por meio da página no Facebook e no canal do Youtube.