Últimas notícias:

Loading...

Conheça 5 segredos de quem foi aprovado em medicina

Em 2019, na Fuvest, uma das melhores universidades brasileiras, a relação de candidatos por vaga no vestibular de medicina ficou em 129,46

Por: SEB (Sistema Educacional Brasileiro)
Ouça este conteúdo

Em ano marcado pelo isolamento social e pelas aulas remotas, a necessidade de preparo de milhares de estudantes ganha novos contornos na disputa por uma vaga no ensino superior, principalmente em cursos como o de medicina, que já costumava ser acirrada.

O blog Novos Alunos, do Grupo SEB (Sistema Educacional Brasileiro), conversou com quem já foi aprovado no curso para reunir algumas sugestões e contar os segredos do vestibular. Abaixo, leia cinco conselhos.

Priorizar matérias de maior peso

Conheça 5 segredos de quem foi aprovado em medicina

Geralmente, as matérias abordadas nas provas de vestibular têm pesos distintos, conforme o curso escolhido pelo candidato. No caso da Medicina, biologia e química costumam ser as disciplinas que mais contam pontos a favor (ou contra) no cálculo da nota final. Por isso, os alunos aprovados no vestibular de Medicina certamente se dedicaram com muito mais afinco ao estudo dessas matérias.

Como cada ponto é extremamente valioso para a aprovação, sair-se bem nas disciplinas que contam mais pontos é uma estratégia certeira para quem deseja se tornar médico. Que tal analisar juntamente aos seus pais ou professores onde realmente focar sua atenção para que você se adapte no cronograma de estudos com isso em mente?

Ter um entendimento sobre a prova

Cada prova de vestibular é preparada a partir de alguns critérios. Ter conhecimento sobre esses critérios é um importante diferencial, geralmente dominado por aqueles que são aprovados no vestibular de Medicina.

Ao se preparar para o Enem, por exemplo, um dos pontos importantes é essa análise sobre as características da avaliação. Isso vai ajudar, até mesmo, na estruturação da rotina de estudos, para que você possa focar com eficiência no que é mais importante ou urgente.

Analisar o edital

Crédito: IStockTer um lugar tranquilo e silencioso para estudar para o vestibular é fundamental

Um ponto que faz toda a diferença na preparação para o vestibular de Medicina é o cuidado em analisar o edital do processo seletivo. Ele reúne informações extremamente relevantes para que você possa ter uma estratégia de estudos bem amarrada e eficiente.

Por isso, muito cuidado para não dedicar muitas horas ou dias de estudo para assuntos que podem nem mesmo constar no edital. Lembre-se que essa é uma avaliação com direcionamentos claros — e ainda que sejam muitos assuntos a serem trabalhados, devemos não perder o foco.

Manter a disposição e a motivação

Por ser um curso extremamente concorrido e exigir uma preparação muito acima da média, quem deseja passar no vestibular de Medicina tem que se dedicar bem mais do que os candidatos a outras graduações. E por mais que soe um pouco injusta, essa é uma realidade que não pode ser negada.

Em determinados momentos, o cansaço e a indisposição podem chegar, colocando em risco todo o esforço realizado até ali. Nessas horas, é necessário ter foco e disciplina para se manter motivado e com disposição para seguir em frente. A receita para não desistir é manter em mente que, apesar de estressante, esse é um desafio passageiro e que renderá excelentes frutos.

Em alguns casos, entretanto, especialmente quando se trata de pessoas mais sensíveis, a ajuda de um especialista, seja um psicólogo ou um psiquiatra, pode ser o mais aconselhado na hora de manter a calma e a concentração no objetivo.

Criar uma estratégia para a hora da prova

Entre todo o caminho de dedicação para ter sucesso na prova do vestibular de Medicina, é importante também que você se prepare para a hora da prova. Isso significa ter uma boa ideia de como você vai lidar com as questões.

Vale se organizar para começar por determinada disciplina e finalizar por outra já previamente alinhada. Ou mesmo ter a clareza sobre quanto tempo você pode dedicar a cada questão — para não correr o risco de ficar sem tempo para finalizar a prova com cuidado.

Seja como for, deixe para pensar nessas questões quando a prova já estiver chegando. Assim, você já terá bastante autoconhecimento sobre os seus pontos fortes e fracos — o que pode ser um gatilho para ansiedade, frustração ou desânimo. Ninguém quer que isso aconteça no meio da prova para o vestibular de Medicina.

Quer saber mais? Acesse o blog Novos Alunos e leia mais dicas de quem foi aprovado no vestibular de medicina.