Conheça 5 segredos de quem foi aprovado em medicina

Por: Redação | Comunicar erro

Não é surpresa para ninguém que a área da saúde é uma das mais disputadas nos vestibulares do país, principalmente o curso de medicina. Só na Fuvest, por exemplo, a relação de candidatos por vaga no vestibular de medicina em 2016 ficou em 58,75.

O curso também é conhecido por ser o que exige a melhor preparação dos candidatos. Assim, qualquer errinho ou escorregada, por menor que seja, pode representar a reprovação e mais um ano inteiro de estudos e dedicação.

Que tal saber alguns segredos de quem já foi aprovado no temido vestibular de medicina? Confira as dicas abaixo:

Reprodução/Grey’s Anatomy

1. Seguir um cronograma estruturado

Não adianta: quem quer passar no vestibular de medicina deve, obrigatoriamente, dedicar um tempo considerável de seus dias para que o objetivo seja alcançado. Mais do que isso, é imprescindível que o estudo seja bem planejado e estruturado.

É preciso pensar direitinho na quantidade de horas diárias que devem ser dedicadas ao estudo das matérias abordadas no exame. Nesse sentido, uma boa estratégia é intercalar disciplinas da área de exatas, como matemática e física, com as da área de humanas, como literatura e história, para não cansar demais o cérebro estudando o mesmo assunto durante muito tempo.

Também é importantíssimo reservar períodos semanais para a escrita de redações, a leitura de livros obrigatórios e a atualização sobre notícias do Brasil e do mundo. Em meio a tanta informação, fica mais que clara a importância de organizar metodicamente tudo isso, para que cada detalhe possa ser estudado com calma.

2. Priorizar matérias de maior peso

Geralmente, as matérias abordadas nas provas de vestibular possuem pesos distintos, conforme o curso escolhido pelo candidato. No caso da medicina, biologia e química costumam ser as disciplinas que mais contam pontos a favor (ou contra) no cálculo da nota final. Por isso, os alunos aprovados no vestibular de medicina certamente se dedicaram com muito mais afinco ao estudo dessas matérias.

Como cada ponto é extremamente valioso para a aprovação, sair-se bem nas disciplinas que contam mais pontos é uma estratégia certeira para quem deseja se tonar médico.

Clique aqui e confira todas as dicas no blog Novos Alunos, do SEB (Sistema Educacional Brasileiro).

Compartilhe:

1 / 8
1
01:46
Os erros de português mais absurdos do governo Bolsonaro
A língua portuguesa não é bem o forte da gestão Bolsonaro. Vários nomes importantes do governo já escorregaram no idioma …
2
30s
Onde ou Aonde?
Responda rápido: "Onde você quer ir jantar?" ou "Aonde você quer ir jantar?". Qual a resposta correta.
3
34s
Use “anexo” corretamente
Na hora de enviar um e-mail corporativo, você sabe como escrevê-lo corretamente?
4
34s
Senão ou se não?
Aprenda quando usar o "senão" ou "se não".
5
33s
Presente do Subjuntivo
Aprenda a usar corretamente o Presente do Subjuntivo.
6
02:13
O estilista que ensina de crochê em penitenciária masculina
O projeto Ponto Firme, criado pelo estilista Gustavo Silvestre, tem como objetivo transformar a vida de detentos de uma penitenciária …
7
01:47
Como se apaixonar por Bach – Lição 10
Curso "Como se apaixonar por Bach", com o maestro e pianista João Carlos Martins.
8
01:48
Como se apaixonar por Bach – Lição 9
Curso "Como se apaixonar por Bach", com o maestro e pianista João Carlos Martins.