Use a cultura pop como aliada nos estudos para o Enem

Inep registrou 2 mil inscrições por minuto na primeira hora; já são mais de 4 milhões de candidatos em 2018

A cultura pop não substitui o estudo formal, mas é uma grande aliada do ensino. Ela ajuda a reforçar conceitos aprendidos e até para ensinar novos conteúdos.

Thanos é malthusiano? “Um Ensaio sobre o Princípio de População” foi publicado em outras galáxias?
Thanos é malthusiano? “Um Ensaio sobre o Princípio de População” foi publicado em outras galáxias?

Em alguns casos, se bem escolhida e direcionada, a cultura pop melhora a capacidade de interpretação do aluno. Ao reconhecer o conteúdo estudado em filme, série, livro ou música, o estudante faz analogias e leituras importantes.

Além disso, mas não menos importante, todos precisam de um momento de diversão, não é?

Pensando nisso, a cultura pop entrou nas aulas do cursinho preparatório do ProEnem. Nos vídeos do canal, os professores explicam como os filmes e os seriados mais amados do momento estão relacionados com as competências exigidas nas provas do Enem.

O roteiro de “La Casa de Papel” explica economia e política. “Game of Thrones” serve de base para aulas de história. “Narcos” ajuda na compreensão de geografia. Até “O Rei Leão”, “The Walking Dead” e “Os Vingadores” ajudam no caminho do estudante até novembro, quando as provas serão aplicadas.

¿Sabes qué pasa, Pablo?
¿Sabes qué pasa, Pablo?

Enem 2018

Em uma semana, o número de inscritos para o Enem deste ano ultrapassou 4 milhões de candidatos.  As inscrições encerram nesta sexta-feira (18). O resultado individual pode ser usado para dar acesso ao ensino superior e ao financiamento estudantil.

  • Leia também: