Cursinho comunitário faz ‘vaquinha’ para manter projeto de educação gratuita

O Cursinho Livre da Lapa pede a sua ajuda para manter seu projeto de educação popular e formação crítica de jovens que querem ingressar na universidade pública. O projeto foi iniciado sem qualquer contribuição financeira externa, administrado de forma horizontal. Mas meio desse processo, surgiram as dificuldades financeiras, que envolvia o transporte dos alunos, materiais escolares, aluguel do espaço e outras despesas.

Pensando nisso, lançou-se uma campanha de financiamento coletivo para unir forças. As doações podem ser feitas até dia 10 de outubro, com contribuições mínimas de R$ 10. Para ajudar na “vaquinha”, clique aqui. O coletivo também organiza saraus e festas e membros do cursinho tiram dinheiro do próprio bolso para tocar a iniciativa.

Comunitário e gratuito, o cursinho é um projeto que surgiu dentro da Casa Mafalda, na zona oeste da capital paulista. A proposta do projeto sempre foi construir uma vivência de educação que não se limitasse as quatro paredes da sala de aula. Os alunos fazem saídas de campo que possibilitam aprendizagens significativas e uma progressiva ocupação dos espaços da cidade.

“A ideia principal é que essa experiência seja pré-universitária e não apenas pré-vestibular, que os estudantes ingressem na universidade de modo profundamente crítico e não somente tenham bons resultados numa prova eliminatória e elitista como o vestibular. É também direcionado para quem deseja voltar a estudar, prestar vestibulinho ou busca reforço paralelo à escola”, explica o texto aberto do coletivo.