MOVA oferece cursos de alfabetização gratuitos para adultos

O projeto é uma iniciativa do Instituto Paulo Freire, e não só ensina a ler e escrever, mas também dá noções de direitos e deveres dos cidadãos

Por: Redação

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2017, o Brasil ainda tinha 11,8 milhões de pessoas analfabetas, sendo que o número corresponde a 7,2% da população de 15 anos ou mais.

Para essa parcela do povo, uma das maiores dificuldades é voltar para a escola e encarar os estudos. O MOVA (Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos) nasceu para atender essa demanda, a partir de cursos de alfabetização gratuitos.

Com quase duas décadas de existência, o projeto é uma iniciativa do Instituto Paulo Freire, e visa não só ensinar a ler e escrever, mas também a dar noções de direitos e deveres do cidadão a seus alunos.

cursos de alfabetização gratuitos
Crédito: Reprodução/Facebook/MOVASPMOVA oferece cursos de alfabetização gratuitos

Segundo a instituição, é realizada uma formação inicial e formações continuadas dos educadores e coordenadores ao longo do ano, a fim de que se garanta uma qualidade social do projeto.

A oferta dos espaços de formação dos educandos e para a realização de atividades de alfabetização e socioculturais se dá por meio de parcerias que o programa consegue fazer com instituições locais.

MOVA – SÃO PAULO

Se você mora na cidade de São Paulo e conhece alguém que quer se alfabetizar, acompanhe a página do Facebook do MOVA-SP para saber sobre aulas, cursos e novas informações.

Compartilhe: