Cursos para criação de games abre portas a um mercado promissor

Existem opções gratuitas para quem quer se aventurar sem compromisso no mundo dos jogos

Por: Redação
Ouça este conteúdo

Os videogames já tinham marcado as últimas décadas do século 20, mas, com a popularização dos dispositivos móveis e as possibilidades de conexão, este milênio colocou os jogos digitais em outro patamar. Por curiosidade ou profissionalmente, criar um game pode ser um desafio gratificante.

Crédito: IStock/Marco_PiuntiCursos para criação de games abre portas a um mercado promissor

Cursos on-line gratuitos são boas opções para quem quer ensaiar uma entrada nesse mercado que, em 2019, rendeu mais US$ 120 bilhões. Segundo uma pesquisa da Newzoo, apenas os jogos para celulares e tablets movimentaram aproximadamente US$ 68,5 bilhões no último ano.

O Brasil ainda é o 13º no mercado de games do mundo, mas tende a subir nesse ranking. Abaixo, conheça algumas opções de cursos para entrar nesse mundo.

Grátis mesmo

Para quem quer conhecer melhor o mercado de jogos eletrônicos e saber onde pode se encaixar nesse negócio, o curso EaD “O Setor de Games no Brasil: Panorama, Carreiras e Oportunidades”, oferecido pela Lumina – UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), introduz as características do setor no Brasil e busca capacitar futuros empreendedores.

Além de “O Setor de Games no Brasil”, a mesma iniciativa oferece “Dicas e Desafios para Empreendedores” e “Internacionalização no Setor de Games”. Todos gratuitos, eles mostram que não é só de desenvolvedores que se faz bom jogo. Também há cursos gratuitos de programação proporcionados pela Lumina.

menina jogando com VR no BIG Festival Brazil's Independent Games Festival
Crédito: DivulgaçãoExistem opções gratuitas para quem quer se aventurar no mundo dos jogos

“Curso Grátis de Introdução ao 3D Game Studio”, do iPed, apresenta tópicos introdutivos das funcionalidade,  da criação de salas e da estruturas de ambientes e texturas. Quem achar que leva jeito para o ramo pode optar por continuar em módulos mais avançados, que são pagos.

Voltado para intermediários, a TIMTec produziu um curso para estudantes ou profissionais das áreas de tecnologia ou design que se interessem pelo desenvolvimento de jogos. Conhecimento de programação e linguagem JavaScript são pré-requisitos.

Grandes dicas gratuitas

Para ter dicas úteis e gratuitas, existem canais no Youtube com boa dinâmica de ensino e realmente didáticos na área de criação e desenvolvimento de games. Veja alguns que dão ótimas aulas:

Make Indie Games

Game Teachers

Fazendo Jogo!

Compartilhe: