Cursos de português grátis ou baratos de Universidades, conheça

Que tal adquirir uma comunicação cotidiana mais eficiente? Ou melhorar o português para escola e concursos? Aproveite alguns cursos de português gratuitos!

Por: Redação Comunicar erro

Já pensou em fazer um curso de português? Ao aprimorar seu conhecimento no idioma, você poderá conseguir muito mais espaço na carreira e potencializar sua comunicação com as outras pessoas. Só que essa ideia pode ser incrível também para os estrangeiros e querem trabalhar por aqui ou em empresas brasileiras.

O português é a sexta língua mais falada em todo o mundo, com mais de 200 milhões de falantes nativos — principalmente em Portugal e no Brasil, mas também em vários países africanos. Há também quase um milhão de falantes nativos de português nos EUA.

Vamos fazer, então, um curso de língua portuguesa? A Catraca Livre tem ótimas dicas e facilita a vida para você. E sem gastar nadinha! Confira a seguir:

Alunos da USP oferecem curso de português gratuito

Projeto Redigir, promovido por estudantes da ECA (Escola de Comunicações e Artes) da USP (Universidade de São Paulo), oferece inscrições abertas para seu curso gratuito sobre língua portuguesa. Isso acontece geralmente no início de cada semestre letivo.

Prédio da USP
Crédito: Reprodução/ECA-USPUSP oferece o curso de português gratuito e ministrado por estudantes da graduação que se voluntariam para o trabalho

Jovens e adultos interessados nas aulas de português devem realizar inscrição geralmente em meados de janeiro ou início de agosto de cada ano. Por isso, vale a pena ficar ligado e não perder a oportunidade!

Como é o curso

Com duração de um semestre, o curso apresenta conceitos de gramática e redação, além de debates sobre temas atuais.

No início do projeto, as aulas eram direcionadas às formalidades da língua portuguesa e à redação para o vestibular. Atualmente, a proposta é mais ampla e tem como objetivo trabalhar as ferramentas da língua necessárias para que a comunicação seja mais eficiente.

Estudante ao fundo e estudante escrevendo no caderno
Alunos voluntários de diversos cursos e unidades da USP atuam como professores, e o enfoque é língua viva e a comunicabilidade

Os encontros acontecem semanalmente na própria universidade, e as aulas de português têm cerca de quatro horas de duração.

Os alunos são divididos em turmas de acordo com a escolha de horário feita no ato da inscrição.

Cada turma conta com quatro professores: dois para gramática e dois para redação.

No decorrer do semestre, o projeto realiza atividades extras que possibilitam, além do aprendizado, o contato entre as diversas turmas.

O curso é voltado para pessoas que tenham concluído o ensino fundamental e não tenham estudado em universidades públicas.

A idade mínima para a inscrição é 16 anos, e não há idade limite.

Como se inscrever

Desenho de mão com caneta
Crédito: Getty ImagesA inscrição deve ser feita pessoalmente pelos interessados

Para participar do curso, é preciso comparecer à USP e preencher uma ficha de inscrição.

O interessado deve ainda apresentar os seguintes documentos: cópia do RG, cópia de comprovante de renda de todos que contribuem com a renda da casa e cópia de comprovante de escolaridade do último nível cursado (ensino fundamental, médio ou superior, se houver).

As inscrições devem ser feitas no período de inscrição, no Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA, sala 13, Bloco 2, na Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitária.

As inscrições poderão ser feitas de quinta-feira a sábado, das 9h às 14h e das 18h às 21h; e no sábado, das 9h às 14h.

Mais informações no site do Projeto Redigir, pelo e-mail projetoredigir@gmail.com, ou pelo telefone (11) 3091-1499.

Os candidatos serão selecionados com base em critérios socioeconômicos. O resultado é normalmente divulgado mais ou menos um mês depois, quando também se iniciam as aulas.

Mão escrevendo com lápis no caderno
Crédito: iStock/VictorityJovens e adultos, com idade mínima de 16 anos, podem se inscrever

O Redigir é um projeto de extensão da USP, idealizado em 1999 por alunos do curso de jornalismo. Atualmente, alunos voluntários de diversos cursos atuam como professores. Para mais informações confira a página do projeto.

Especialização gratuita em Língua Portuguesa na UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro) São Gonçalo

Entre os dias 1º e 29 de novembro é possível se inscrever para curso de especialização em Língua Portuguesa, com turma no primeiro semestre de 2014.

A pós-graduação da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro tem mensalidade bem em conta, e é cobrada uma taxa igualmente barata de no ato a inscrição.

O objetivo do curso é qualificar docentes para o Magistério Superior. As inscrições podem ser feitas no site do Centro de Produção da Uerj. Mais informação no  (21) 2334-0639.

Universidade oferece curso de português gratuito e on-line para estrangeiros

A Universidade Regional de Blumenau (FURB) oferece um curso gratuito de português (brasileiro) para estrangeiros. O objetivo principal é aprimorar nos interessados as habilidades de audição, escrita, leitura e interpretação de texto, com foco em situações do cotidiano e na cultura de nosso país.

Que tal avisar o seu amigo gringo?

O curso é dividido em quatro módulos: Futebol; Alimentação; Casa; e Arte. São abordadas durante as aulas, além das funções comunicativas, a gramática de maneira prática e facilitada. O aluno aprende por meio de vídeos, textos, atividades de gameficação e também colaborativas.

A duração é de quatro semanas, com 16h de estudo.

Crédito: Getty Images/iStockphotoCurso on-line para estrangeiros interessados em aprimorar o português

Para participar, é preciso que o estudante tenha conhecimento prévio básico da língua portuguesa em nível A2 (Quadro de Referência Europeu).

O curso dá direito ao Certificado de Participação caso o aluno tenha média superior a 75% durante os módulos do curso.

Já o Certificado de Conclusão é recebido mediante pagamento da taxa correspondente, caso o aluno tenha atingido 100% de aproveitamento em todos os módulos do curso.

Clique aqui para inscrições e mais informações sobre o curso.

1 / 8
1
04:21
Weintraub usa o MEC para tentar tirar verbete da Wikipédia do ar
Uma matéria publicada pelo jornal Folha de S. Paulo mostra que o ministro da Educação, Abraham Weintraub, usou o peso …
2
01:46
Os erros de português mais absurdos do governo Bolsonaro
A língua portuguesa não é bem o forte da gestão Bolsonaro. Vários nomes importantes do governo já escorregaram no idioma …
3
02:13
O estilista que ensina de crochê em penitenciária masculina
O projeto Ponto Firme, criado pelo estilista Gustavo Silvestre, tem como objetivo transformar a vida de detentos de uma penitenciária …
4
03:24
1ª diretora trans de uma escola pública em São Paulo
Paula Beatriz de Souza é a 1ª diretora trans de uma escola pública em Sã Paulo. Ela superou preconceitos para …
5
43s
Maior Sarau do Mundo – Maurício Costa
Participe você também do projeto do Catraca Livre que quer montar o maior sarau virtual do mundo. Clique aqui e …
6
02:52
Maior Sarau do Mundo – Anna Mey
Participe você também do projeto do Catraca Livre que quer montar o maior sarau virtual do mundo. Clique aqui e participe: …
7
29s
Maior Sarau do Mundo – Vinicius Gonçalves
Participe você também do projeto do Catraca Livre que quer montar o maior sarau virtual do mundo. Clique aqui e …
8
48s
Maior Sarau do Mundo – Mariana Pastore
Participe você também do projeto do Catraca Livre que quer montar o maior sarau virtual do mundo. Clique aqui e participe: …