De Harvard a Yale: confira os melhores cursos gratuitos
Parte deles é em inglês, o que requer conhecimento do idioma para leitura; confira a lista completa
Já imaginou ter um certificado de algumas das universidades mais prestigiadas do mundo em seu currículo? Instituições de ponta, como Harvard, Oxford, Yale, Princeton e MIT, disponibilizam uma série de cursos gratuitos totalmente online que podem ser feitos por qualquer pessoa sem gastar um único centavo.
Os cursos gratuitos podem ser feitos de qualquer parte do mundo, só é necessário ter acesso a um computador com conexão a internet. Parte deles é em inglês, o que requer conhecimento do idioma para leitura.
Entre os cursos online grátis disponíveis, está o renomado CS50 –aula mais popular de Harvard– com tradução para o português.
Além dele, reunimos nesta página as principais plataformas de ensino gratuito do mundo, como a edX, a Coursera, além de cursos de treinamento e aperfeiçoamento para quem está estudando para o TOEFL.
De Harvard a Yale: confira os melhores cursos gratuitos online
1 – Harvard
Conhecido por ser o curso mais popular da universidade Harvard, comandado pelo professor David Malan, o CS50 é um curso de introdução à ciência da computação.
O CC50, que pode ser acessado gratuitamente pelo site do Estudar Fora, é a versão em português do curso.
A Universidade de Harvard também oferece uma série de cursos pela plataforma HarvardX, uma seção do site edX dedicada às disciplinas da instituição estadunidense.
São mais de 100 cursos online gratuitos de Harvard disponíveis na plataforma. Por meio deste link, você consegue ver todos os cursos que estão disponíveis.
Em todos os casos, os cursos podem ser realizados gratuitamente. Em alguns deles, no entanto, o estudante que concluir o curso pode pagar uma taxa para receber um certificado de conclusão da universidade.
2 – MIT
O MIT é uma das melhores universidades do mundo, e também uma das mais concorridas. Se olharmos para a taxa de aceite para graduação no instituto de tecnologia, é claro que estamos falando de um percentual muito seleto: apenas cerca de 7% dos candidatos conquistam aprovação. Além disso, os custos de um ano na universidade ultrapassam facilmente os 60 mil dólares, se inclusos acomodação e livros.
Mesmo com a seletividade alta e os custos lá em cima, o MIT também é democrático. Isso porque, desde 2002, a universidade passou a oferecer cursos online e gratuitos que cobre todo o currículo da instituição por meio da plataforma MITx.
3 – Stanford
Outra universidade de ponta dos Estados Unidos que oferece cursos online gratuitos é Stanford. A instituição até pouco tempo atrás tinha uma plataforma própria de cursos online chamada Lagunita.
Os cursos online de Stanford podem ser vistos aqui. São dezenas de opções em diversas áreas, desde medicina até música, passando por ciência da computação e administração de negócios.
A maioria está em inglês, com legendas na mesma língua. Assim como outros cursos oferecidos pela edX, em alguns casos é necessário pagar pelo certificado após a conclusão do curso – caso o estudante deseje.
4- Ivy League
Nem só de cursos online gratuitos de Harvard você precisa viver! Estudar em qualquer outra universidade da Ivy League também pode ser mais simples do que você imagina.
A plataforma Classcentral está disponibilizando quase 500 cursos online gratuitos de universidades da Ivy League (como Harvard, Princeton, Yale e Columbia) que podem ser realizados da sua casa. Do total, 400 deles oferecem certificado.
O que o Classcentral faz na verdade é centralizar, em uma única página, todos os cursos que essas instituições disponibilizam de maneira online e gratuita em diversas plataformas. Alguns deles são ministrados por em sites comuns, como edX e Coursera.
Outros usam sistemas mais específicos, como Kadenze e Canvas Network. Em todos os casos, no entanto, é possível realizar os cursos pela internet e sem custo.
É possível visualizar a lista completa de cursos aqui. No menu do lado esquerdo, o usuário também pode filtrar por temas como “Negócios”, “Humanidades”, “Ciências Sociais” e “Saúde e Medicina”, entre outros.