Últimas notícias:

Loading...

Descubra a importância de brincar de colorir com as crianças

Além disso, essa atividade ajuda a controlar o uso de eletrônicos, auxiliando no respeito aos limites de exposição das crianças ao digital

Por: SEB (Sistema Educacional Brasileiro)

Colorir com as crianças traz diversos benefícios, leva à aquisição de novas habilidades e reflete no aprendizado escolar. Uma vantagem dessa atividade é que ela pode ser incentivada dentro de casa e é um momento de relaxamento para toda a família.

Crédito: Eren Li/PexelsColorir com as crianças traz diversos benefícios, leva à aquisição de novas habilidades e reflete no aprendizado escolar

O blog Novos Alunos, do Grupo SEB (Sistema Educacional Brasileiro), apresenta uma lista com bons motivos para apostar nessa atividade. Acompanhe e entenda!

Benefícios de colorir com as crianças

Houve uma época em que os adultos usavam os desenhos para deixar a criançada entretida e livre do marasmo. Com o tempo, descobriu-se que a atividade vale muito mais do que isso. Veja seus benefícios!

Desenvolve a paciência

Colorir com as crianças é uma atividade relaxante, que promove o alívio do estresse e diminui a ansiedade. É uma forma de mantê-las descansadas e calmas para terminar o dia.

A atividade inibe a amígdala, parte do cérebro ativada cada vez que sentimos medo ou tensão. Colorir é muito bom para crianças mais agitadas ou que estejam passando por alguma dificuldade emocional.

Estimula a criatividade

Usar cores e combiná-las é um ótimo exercício para trabalhar a criatividade. O ato de pintar estimula as mesmas áreas e conexões no cérebro de quando temos alguma ideia ou estamos em processo de criação artística.

Ter a sensação de terminar de colorir um desenho também traz consequências positivas. Isso ativa a dopamina, neurotransmissor associado ao bem-estar e ao sistema de recompensa cerebral, que leva a promover a criatividade.

É uma forma de meditação

Os livros de colorir também viraram febre entre adultos

Já ouviu falar em mindfulness? É um tipo de meditação que nos faz estar atentos ao momento presente, sem nos deixar levar por qualquer pensamento relativo ao passado e ao futuro. A técnica também nos permite aceitar e observar nossos pensamentos como se fossem nuvens: eles estão ali presentes, mas logo vão embora, então não focamos neles.

Esse tipo de meditação acontece de forma espontânea no colorir com as crianças. Elas ficam centradas nos movimentos dos lápis e nas cores no papel, o que pode ser uma forma de se desligar um pouco das rotinas e questões do dia a dia.

Ajuda na coordenação motora

Pegar no lápis exige habilidade motora. É preciso encaixá-lo bem na mão, deixá-lo firme e fazer o movimento correto para pintar. Esse movimento trabalha o punho e os dedos, essenciais para a manipulação de pequenos objetos.

Ao pintar, a criança também está treinando indiretamente a caligrafia. Dessa forma, fazer tais movimentos a ajudam a escrever com mais segurança na fase de alfabetização.

Ajuda no bem-estar

Crédito: Free-Photos/PixabayEstudar e brincar são atividades que podem (e devem) andar juntas

Quem foi que disse que apenas as brincadeiras promovem o bem-estar e o entretenimento? Colorir com as crianças pode ser uma forma de todos se divertirem. Basta usar a imaginação.

Se vocês não se importam com a bagunça, uma dica é pegar uma grande cartolina e um monte de potes de tintas. Vale pintar tudo: sol, arco-íris e bichinhos. Com várias pessoas ajudando, tudo fica ainda mais divertido.

Quer conhecer mais benefícios de colorir com as crianças? Acesse o site e confira o artigo completo!


Grupo SEB

Além do blog, que trata sobre assuntos como educação bilíngue, período integral, ensino médio, vestibulares e Enem, você pode acompanhar o conteúdo do SEB por meio da página no Facebook , no perfil no Instagram e no canal do Youtube.